Está em fase final no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) a implantação do processo de validação da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por meio do sistema de reconhecimento facial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), integrado ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O objetivo da medida é aumentar a segurança no procedimento e evitar fraudes.
As carteiras antigas continuarão valendo, mas, quando a ferramenta tecnológica estiver disponível, o condutor será submetido à coleta de biometria e foto para obter a CNH, nos casos de renovação, segunda via e mudança de categoria. Para a emissão do documento, a foto precisará ser confirmada pelo reconhecimento facial.
Por causa de ajustes técnicos que permitirão a implantação da medida, o Detran-BA poderá ser obrigado, excepcionalmente, a estender o prazo de entrega da habilitação, que é de 10 a 15 dias, em serviços já abertos no órgão. "Com a integração ao sistema do Denatran, alguns casos de renovação da CNH podem sofrer atrasos pontuais na entrega, nesse período. Pedimos a compreensão dos motoristas para que possamos, em poucos dias, finalizar esse processo muito importante, que vai reforçar a segurança na validação do documento", explicou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
Ascom Detran Bahia
2 comentários
30 de Oct / 2019 às 23h15
Detran deveria era fazer seu trabalho direito e entregar os ipvas rápido. E aprenderem a ser mais ágeis. Engraçado que tudo com despachantes é mais rápido. Fica a pergunta!!! Como é que pode uma pessoa que não é do Detran... fazer o serviço mais rápido que a mesma? Tem feijão nesse angu. Já pagamos tantos impostos e as vezes temos que pagar até a esses despachantes para resolver nossos problemas por incompetência do Detran
31 de Oct / 2019 às 08h34
Quando vai chegar a Bahia a Carteira Digital de Trânsito, que era pra ter chegado desde o ano passado? Pois o CRLV DIGITAL AINDA NÃO FUNCIONA NA BAHIA