Cantado em versos e prosas, o rio que melhor caracteriza a história de Jacobina e seu codinome 'Cidade do Ouro' agoniza, apesar de insistir por existir. O lendário e importante Rio do Ouro, outrora responsável em fornecer energia elétrica e água para consumo para a população que teima em subestimá-lo, timidamente e ferido segue combalido, mas perene.
Local utilizado para passeios, piqueniques, banhos e até utilizado como 'lavanderia comunitária', o leito do Rio do Ouro foi fonte também de riqueza de garimpeiros que buscavam o metal precioso que empresta o seu nome. O sofrimento vem de longe, da época quando não se discutia sustentabilidade, preservação, condutas éticas, consciência ambiental e outros temas relacionados. Passaram-se os intendentes, os coronéis e inúmeros mandatos de prefeitos, e o Rio do Ouro sendo o mesmo, desprezado.
Vez ou outra o 'rei do Parque da Macaqueira' tenta avisar que não está satisfeito com o tratamento que tem recebido. Em curtos espaços de tempo, considerando o número de acontecimentos, vários transbordamentos aconteceram, provocando destruições e danos materiais.
A falta de cuidado com os principais rios que cortam a cidade (do Ouro e Itapicuru) é um problema visivelmente percebido pela população e tem contribuído para o aumento dos estragos após os temporais. Impedida de percorrer seu curso natural a água tende a procurar outros atalhos e, consequentemente, enchentes provocam os prejuízos já conhecidos.
Há sempre água fluindo no Rio do Ouro, com colorações diferentes em diversos trechos por conta dos inúmeros despejos de esgotos sem tratamento em seu leito. As grandes e bonitas moradias construídas ao longo de sua margem contrastam com a sua realidade e demonstram que poder aquisitivo não é necessariamente sinônimo de consciência e cidadania.
Em meio a um cenário de poluição e degradação cada vez mais preocupante do rio mais querido da população jacobinense, torna-se mais do que necessário evidenciar o alerta e o pedido de engajamento da população para o cuidado com um dos principais patrimônios do município. É incompreensível que um bem natural com o legado histórico que possui o Rio do Ouro não seja respeitado e preservado.
Faz-se urgente a retirada da Secretaria Municipal de Transportes da margem do Rio e da entrada do parque onde o mesmo nasce. Não seria mais conveniente a Secretaria do Meio Ambiente funcionar no local?
*Por Gervásio Lima-historiador e jornalista
Espaço do Leitor
6 comentários
30 de Oct / 2019 às 05h23
Senhor Gervásio Bolsonaro veiu para destruir. Bolsonaro destruíu o Ministério do Trabalho. Bolsonaro trouxe Lama em MG. Bolsonaro trouxe Fogo p a Amazônia. Bolsonaro trouxe Óleo p as praias do Nordeste
30 de Oct / 2019 às 05h27
Doutor Gervásio Lima cuidado Com Bolsonaro. Veja o blog Brasil247 tem um vídeo Bolsonaro Laranjas xingando jornalistas e adversários
30 de Oct / 2019 às 05h31
Rios poluído do Brasil inteiro. E o Maluco Laranja Bolsonaro quer sujar polui mais. Bolsonaro e filhos Rico so viajando e o Brasil piorando tudo
30 de Oct / 2019 às 05h35
Ta na TV. Quem matou Mariele Bolsonaro? cade Queiroz Bolsonaro?Quem jogou Óleo noas praias Bolsonaro? quem acabou Mais médicos Bolsonaro?
30 de Oct / 2019 às 05h38
Quim A loucura dos de cima Bolsonaro, como diz o bardo inglês, traz consequências nefastas para toda a sociedade, especialmente aos pequenos, os desvalidos, pagarão a conta desse desatino. O repúdio do Ministro Celso de Mello, no decano do STF, deveria ser acompanhado pelas demais entidades ofendidas pelo presidente despreparado e que despreza a democracia. A senha do GOLPE e do fechamento das instituições foi mais uma dada, até quando será tolerado?
30 de Oct / 2019 às 20h03
TANIA-DEIXA DE BEBER CACHAÇA ESTRAGADA,ESTA CORROENDO TEU CEREBRO,VOCE ESTA DELIRANDO,QUANTAS BESTEIRAS MULHER,LULA LEVOU O NOSSO DINHEIRO PARA CUBA,O CAPITÃO ESTA TRAZENDO DINHEIRO PARA O BRASIL PARA RECRIAR OS EMPREGOS QUE OS TEUS DEUSES EXTERMINARAM.LEIA A DELAÇÃO DE PALOCCI E A DE MARCOS VALÉRIO QUE ACUSA LULA DE MANDANTE DO ASSASSINATO DE CELSO DANIEL.MOSTRE AS PROVAS DE UMA UNICA DESTAS BESTEIRAS QUE VOCE DISSE,PARA NÃO LEVAR A ALCUNHA DE FOFOQUEIRA E MENTIROSA.