Na página da Prefeitura de Juazeiro, espaço destinado ao setor de saúde, as informações estabelecem que a “A Secretaria de Saúde de Juazeiro possui no topo de suas atribuições a de executar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito local. A estrutura que compõe a pasta atua com o compromisso de atender integralmente ao usuário, garantindo acesso democrático, resolutivo, organizado e humanizado. Além disso, o órgão público também visa prover ações nos âmbitos individual e coletivo, considerando a saúde como direito prioritário do ser humano. Também é competência da Secretaria de Saúde o desenvolvimento de ações de baixa e média complexidade, além de gerenciar o encaminhamento para a alta complexidade. Dessa forma, é possível atuar na prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e recuperação da saúde dos indivíduos, com garantia de trajeto seguro dos usuários pela Rede de Serviços de Saúde. É da alçada da pasta, assegurar a oferta de serviços com qualidade e equidade à população, contando com participação das esferas Estadual e Federal, pois o conjunto possui responsabilidade compartilhada na assistência em Saúde”, mas na verdade não é o que vem ocorrendo, só esta semana inúmeras reclamações chegaram ao conhecimento do Blog GJ Notícias destacando que o que é prometido não tem sido cumprido na sua integralidade.
Na manhã desta sexta-feira (25) durante o Programa RJ Notícias (Rádio Juazeiro) a Senhora Ana Lúcia dos Santos Silva, membro do Comitê das Associações do distrito de Massaroca, discorreu sobre a peregrinação que a sua mãe Dona Justina Maria dos Santos Silva tem enfrentado nos últimos meses para fazer uma cirurgia cardíaca.
“Ela está internada na Promatre há 47 dias e esta semana quando foi definida a regulação para cirurgia no Hospital Ana Nery, em Salvador, simplesmente a secretaria informou que não tinha ambulância. Inicialmente, a cirurgia estava marcada para quinta-feira (24) e minha mãe não viajou porque não tinha ambulância. O Hospital conseguiu remarcar a cirurgia para esta sexta-feira e novamente minha mãe não viajou porque a secretaria alegou que a ambulância estava quebrada. Que saúde é essa Geraldo?” questionou Ana Lúcia.
Por telefone vários ouvintes participaram e foram solidários a Ana Lúcia, uma delas com críticas à Casa de Apoio ao TFD (Tratamento Fora de Domicílio) em Salvador que esta semana faltou botijão de gás para fazer a comida dos que realizam tratamento na capital.
“Minha mãe tem que fazer uma cirurgia para colocar uma ponte de safena e agora está desestimulada por conta desses percalços” acrescentou Ana Lúcia. O vereador Anastácio José de Assis, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, sensibilizado com o sofrimento de Dona Justina, se comprometeu de procurar o governo para encaminhar o problema.
Ana Lúcia ainda informou que a regulação parece só funcionar na Rede PEBA (Pernambuco-Bahia) para o vizinho estado. “De quatro pessoas internadas na Promatre, a maioria é de Petrolina, Ouricuri, Trindade e Juazeiro é essa dificuldade” pontuou.
O Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 reza que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação” ao que parece esse direito constitucional não vem sendo respeitado em Juazeiro.
Veja o vídeo:
Com a palavra a administração municipal.
Da redação Foto: Geraldo José
11 comentários
25 de Oct / 2019 às 10h42
essa saúde de juazeiro e uma piada quero ver qual a descupa da prefeitura de juazeiro e da secretaria de saúde
25 de Oct / 2019 às 11h39
DESCULPA-ME DIZER SE NÃO PROCESSAR ESTE PREFEITO QUE JÁ DEIXOU MORRER UMA SENHORA TAMBÉM COM PROBLEMAS DE CORAÇÃO A COISA VAI CONTINUAR DO MESMO JEITO. A PRISÃO DESTE PREFEITO E DE TODOS OS QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELA SAÚDE É O MELHOR CAMINHO PARA QUE AS AUTORIDADES DOS OUTROS ORGÃOS NÃO LEVEM A FAMA DE NEGLIGENTES.
25 de Oct / 2019 às 13h14
Juazeiro e Petrolina tem condições de se fazer esse tipo de cirurgia. Tem ótimos médicos capacitados, o SUS cobre, então porque não fazer por aqui na região?
25 de Oct / 2019 às 13h50
Enquanto issoooo.... as nomeações acontecem disparadas....
25 de Oct / 2019 às 13h59
Nessa prefeitura até para ser babá dos chefes de gabinete do prefeito tem que ser superintendente... Se não nomear o pau quebra.. Irrullllllllll
25 de Oct / 2019 às 14h13
A tempos a saúde de Juazeiro pede Socorro, mais isso acontece por que temos uma secretária incompetente, temos um prefeito incompetente e se não bastasse tudo isso temos uma camara de vereadores muito mais incompetente do que os outros dois acima citados ou seja estamos ferrados. Ano que vem ta ai na porta todo mundo pedindo voto e mentindo que é só o que sabem fazer.
25 de Oct / 2019 às 14h14
Maria não adianta ter médicos competentes se não tivermos uma gestão atuante que realmente trate a saúde como deve ser tratada.
25 de Oct / 2019 às 14h27
Saúde zero. E pensar que temos vereadores relacionados à saúde,um médico até que admiro más está só nessa câmara onde o prefeito é que manda,e uma ex funcionária da Santa Casa de Misericórdia que ia sempre a frente pelos pacientes más hoje nem projeto tem para melhorar o atendimento aos juazeirenses. Juazeiro está um caos. Se preparem vem aí as eleições. Acorda povo Juazeirense.
25 de Oct / 2019 às 14h47
E triste ver essa situação dessa paciente e outras que estão sofrendo por falta de atendimento ou por não ter recurso pra fazer a cirurgia , então eu te pergunto senhor prefeito se fosse uma pessoa da sua família já teria vagas nos hospitais e etc... Meu irmão tem quase um ano que espera uma vaga pra fazer uma cirurgia no braço em Salvador e até a secretária de saúde fala que não tem vaga no hospital para o retorno da consulta só manda aguardar , acredito que o seu plano de saúde deve está em dia concertesa porque vc nunca vai sentir a dor do próximo ..cuidado com a lei do retorno
25 de Oct / 2019 às 14h47
E triste ver essa situação dessa paciente e outras que estão sofrendo por falta de atendimento ou por não ter recurso pra fazer a cirurgia , então eu te pergunto senhor prefeito se fosse uma pessoa da sua família já teria vagas nos hospitais e etc... Meu irmão tem quase um ano que espera uma vaga pra fazer uma cirurgia no braço em Salvador e até a secretária de saúde fala que não tem vaga no hospital para o retorno da consulta só manda aguardar , acredito que o seu plano de saúde deve está em dia concertesa porque vc nunca vai sentir a dor do próximo ..cuidado com a lei do retorno
25 de Oct / 2019 às 17h12
Infelizmente essa é uma realidade gritante na nossa Cidade. Tenho pessoas na minha familia que fazem tratamento em Salvador e por várias vezes a SEC de Saúde (TFD) não autorizou a ida desta paciente à Capital, alegando não ter transporte. Perdeu a consulta e tivemos que reagendar. Eles estão tendo a coragem de decidi pelo paciente, quando dizem: só viaja pacientes oncológicos! E os demais pacientes? Que direito o TFD tem de decidi se minha filha vai ou não consultar? Isso é um absurdo! Uma falta de respeito com o paciente!!