Não há na história humana qualquer fato, qualquer acontecimento, seja de que ordem for, que possa ser “quimicamente puro”, no sentido de inquestionável, imune a qualquer ressalva, acima do bem ou do mal, ou coisa que o valha. A história nunca é feita da forma como idealizado, nem entre os santos, mesmo porque os santos, como todos os outros humanos, são filhos e frutos da história.
É comum acharmos que este ou aquele acontecimento deveria ter sido assim ou assado e não da forma como se apresenta (ou foi apresentado); que determinado personagem errou porque não disse ou não fez aquilo que nós reputamos como sendo o correto, mesmo que às vezes estejamos a mil anos luz desse personagem.
A coisa não é tão simples assim.
O velho Marx já pontificava no seu “18 de Brumário” que os homens fazem a sua história, não segundo sua livre vontade e escolha, mas sob as circunstâncias com as quais se defrontam. E Ortega y Gasset, muito tempo depois, afirmaria que "o homem é ele e suas circunstâncias".
Com os santos não é diferente. Os questionamentos que ora são levantados sobre os "métodos" de que se valia a Dulce dos Pobres para angariar recursos deveriam servir, antes de tudo, para desmistificar a ideia (não poucas vezes fomentadas pela própria Igreja) de que os santos são figuras distantes, etéreas, sobre-humanas, longe de tudo e de todos.
Vejo a freira acusada de um bando de coisas, dentre elas a de ter recebido dinheiro de políticos, empreiteiros, e os cambaus.
Uma pergunta se impõe: eu, naquelas circunstâncias, teria feito o quê?
Vi uma vez um repórter perguntar a um alto escalão da República por que havia agido de uma forma e não de outra numa determinada questão. E alto escalão respondeu que em tal circunstância outra não poderia ter sido a sua decisão. O repórter insistiu:
– Faria de novo?
E ele:
– Naquela circunstância, certamente sim..
Para cumprir sua obra, Dulce se valeu do que estava ao seu alcance naquele momento específico da história. Então, os fins justificam os meios? Não. Nem esse argumento se aplica a este caso. Dulce colocou a causa dos pobres acima de qualquer outra coisa, quando nem mesmo o Estado falava de política pública de promoção social. E o fez em consonância com a tradição das comunidades religiosas que ao longo de séculos, milênios, dedicaram-se (e dedicam-se ainda) ao serviço daqueles que nada têm.
Dulce agiu de acordo com uma tradição; com uma concepção de vida e de mundo; com um conceito de fé voltado para o amor a Deus e aos humildes. Essa foi sua preocupação maior e essa foi a base que serviu de alicerce para sua obra benfeitora. O resto era o detalhe e o detalhe tinha pouca importância diante da grandeza de seu projeto.
Vivesse Dulce nos tempos de hoje, e tivesse ela o conceito que temos (ou achamos ter) da política, dos direitos sociais, da cidadania, da transparência (todos temas atuais), e de certo teríamos razões (ou talvez não) para questionar ou exigir determinadas posturas.
Mas a história não quis que assim o fosse.
Fato é que os santos antes de serem santos são homens e mulheres, filhos do tempo e do espaço, e, portanto, parte ativa da história humana, que, como tal, nunca foi, não é, e nunca será retilínea.
“Não julgueis para não seres julgados”.
José Gonçalves do Nascimento
Escritor
22 comentários
22 de Oct / 2019 às 00h06
O “18 de Brumario” escrito por uma pessoa que não trabalhava, a filha morreu de fome e traiu a única mulher que se importava com ele, Marx propõe, pela primeira vez, neste amontoado de letras, a tese de que o proletariado não deve assumir o aparato do estado existente, mas desmanchá-lo. E isso passa pela desestruturação da sociedade, começando pela família, e o resto vcs já sabem... cultura, educação... misturar isso com Dulce é, no mínimo, nojento.
22 de Oct / 2019 às 01h26
Vc sabe de nada o cara vem falar aqui de quem deixou de viver para viver os que não tinha.Lave sua boca quando for falar da Santa Dulce
22 de Oct / 2019 às 01h26
Vc sabe de nada o cara vem falar aqui de quem deixou de viver para viver os que não tinha.Lave sua boca quando for falar da Santa Dulce
22 de Oct / 2019 às 05h18
Parabéns doutor Jose Gonçalves. Gostei. Hoje vivemos nas trevas na escuridão. Bolsonaro só faz maldades.
22 de Oct / 2019 às 05h20
Povo sofrendo sem emprego e Bolsonaro só viajando. FILHOS DE BOLSONARO RICOS E POVO SEM DINHEIRO
22 de Oct / 2019 às 05h21
Povo sofrendo sem emprego e Bolsonaro só viajando. FILHOS DE BOLSONARO RICOS E POVO SEM DINHEIRO. Gasolina 4,78
22 de Oct / 2019 às 05h22
Estamos sem esperança. Bolsonaro pior que Collor. Bolsonaro pior que Lúcifer.
22 de Oct / 2019 às 05h24
Projeto de Bolsonaro eh destruir o Brasil. Bolsonaro acabou o Ministério do Trabalho. Bolsonaro acabou com as praias. Bolsonaro acabou com Mais Médicos
22 de Oct / 2019 às 05h26
Amigo escritor José Gonçalves saia da TV e venha p os blog Brasil247 e Blog Geraldo Jose são imparcial
22 de Oct / 2019 às 05h28
QUIM APOIA BOLSONARO TA COM EMPREGO OU TÁ NA MAMATA DA VACA PROFANA? QUIM NÃO MIM ENGANA?
22 de Oct / 2019 às 05h30
Fernando eh a favor de Laranjas destruidor das florestas destruir praias destruidor Bolsonaro???
22 de Oct / 2019 às 06h25
Santa Dulce amiga dos pobres e Jesus Cristo. Ja o Laranja Bolsonaro amigo dos Ricos e Lúcifer
22 de Oct / 2019 às 06h28
Irmã Dulce pregava a vida e bondade paz e o Bolsonaro prega a guerra maldade morte
22 de Oct / 2019 às 06h32
Bolsonaro e Laranjas mau Lúcifer são o inverso ou o contrário Santa Dulce e Deus e Amor caridade
22 de Oct / 2019 às 07h12
Parece que o Satã chegou com Bolsonaro? Tudo queimando? Tudo acabando. Tudo piorando. Tudo secando? Só Laranjal de Bolsonaro cresce?
22 de Oct / 2019 às 07h13
Amo Santa Dulce e Jesus Cristo. Odeio Bolsonaro e o diabo
22 de Oct / 2019 às 09h16
Muito bem, grande escritor, exemplar homem defensor da Justiça Social!... Parabéns!
22 de Oct / 2019 às 10h37
JUREMA-APOIO SIM.QUAL É O PROBLEMA ?EU APOIO UM CAPITÃO QUE ESTA CONSERTANDO O BRASIL DAS CAGADAS QUE VOCES FIZERAM,VOCE APOIA UM LADRÃO QUE FEZ ESTAS CAGADAS TODAS E MUITO MAIS..
22 de Oct / 2019 às 15h26
... Gostaria de conhecer a vida de todas essas pessoas, pra ver porque elas não gostam de quem defende o social e é exemplo positivo no meio onde vive...
22 de Oct / 2019 às 15h29
... Gostaria de conhecer a vida de todas essas pessoas, pra ver porque elas não gostam de quem defende o social e é exemplo positivo no meio onde vive...
23 de Oct / 2019 às 16h55
Seu Laurenço, assessor com status de secretário, seu socialismo caducou como o senhor. Me diga onde tem justiça social na Venezuela? E seu ídolo está preso por ROUBO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA E LAVAGEM DE DINHEIRO.
25 de Oct / 2019 às 09h08
"Fernando Costa" - Socialismo é valorizar o Social. Capitalismo é outra coisa - estão definidos nos dicionários e nas filosofias. A mídia capitalista manipula o povo pra não ver nem saber quem e como geram os problemas sociais. Os capitalistas querem que o mundo vire 100% para o lado eles. Eles podem está certos, mas, trabalhadores defendo o Capital, é denúncia da manipulação histórica!