Técnicos ambientais, pescadores e ribeirinhos detectaram manchas de óleo na foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas. A redação deste Blog Geraldo José fez contato com moradores que residem na foz do Rio São Francisco na divisa entre Alagoas e Sergipe.
O impacto no meio ambiente é alarmante e pode comprometer o abastecimento de vários municipios banhados pelo rio São Francisco. De acordo com os moradores "o desastre e os prejuízos são maiores do que a mídia vem mostrando. "É desesperador a situação e mais uma vez a natureza é agredida. Avaliamos a morosidade dos nossos governantes em agir contra a agressão ao mar e ao rio São Francisco."
Senadores usaram a tribuna e cobraram do Governo Federal uma "ação mais rápida diante da gravidade dos fatos".
"A grande questão é agir rápido, resolver o problema, não ficar buscando culpados, isso pode ser feito depois", afirmou Márcio Nele, do Programa de Pós-Graduação da Coppe/UFRJ.
Especialistas destacam que o Brasil já dispõe de um Plano Nacional de Contingência. "Cada lugar tem as suas especificidades, suas particularidades", ressalta o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), João Luiz João Luiz Nicolodi, citando correntes marítimas, ondas, praia e areia.
Redação Blog Foto: Reprodução Globo News Tv Gazeta Alagoas
2 comentários
19 de Oct / 2019 às 19h46
bozonaro e o ministro ricardo. dois inoperantes.
21 de Oct / 2019 às 20h43
MARTA FAKE, operante foi maduro que mandou o óleo para o mar.