Nos dias 04 e 05 de novembro de 2019, acontecerá no Complexo de Multieventos da UNIVASF, em Juazeiro-BA, o V CONGRESSO DE FORMAÇÃO PARA O SUS/ VI SIMPÓSIO DE RESIDENCIAS EM SAÚDE DO VALE DO SÃO FRANCISCO – V CONGREFOR/VI SIMPRES, cujo tema é: Educação e trabalho interprofissional: desafios, experiências e resistência em defesa do SUS.
Historicamente, o CONGREFOR e SIMPRES, nasceram da aposta da formação acadêmica e profissional como via de defesa e fortalecimento do SUS, especialmente a partir da articulação ensino-serviço-comunidade, promovida desde as primeiras edições e experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-SAÚDE e dos programas de Residência em saúde que compõem o Vale do São Francisco.
Fortalecer o diálogo entre os vários núcleos disciplinares, buscando uma maior articulação entre a formação e o trabalho em saúde, é objetivo da INTERPROFISSIONALIDADE, estratégia pedagógica cujo debate e operacionalização pretendemos aprofundar, motivando a aprendizagem mútua, o “fazer junto”, ainda que respeitando as especificidades de cada profissão, na perspectiva de melhoria do cuidado em saúde do usuário, família, comunidade. Em resumo, a ênfase é no desenvolvimento de formas colaborativas, em sintonia com a prática, em que se trabalhe de forma integrada e com um objetivo comum. Temos evidências de que esse é um instrumento potente de luta e defesa do SUS, algumas das quais serão compartilhadas em nosso evento, que se abre ao intercâmbio de experiências articuladas à Formação em Saúde.
Na programação do V CONGREFOR/VI SIMPRES estarão incluídas conferências, rodas formativas, oficinas, apresentações de experiências de atuação e formação profissional, além de trabalhos científicos que, com certeza, enriquecerão a formação dos profissionais, acadêmicos e residentes e fortalecerão nossa resistência e luta pelo SUS. As inscrições estão sendo realizadas pelo site https://congreforunivasf.wixsite.com/simpres, em que as taxas variam de R$ 15,00 a R$50,00, e representações de movimentos sociais são isentos da taxa de inscrição.
Venham juntar-se a nós nessa caminhada de resistência e esperança.
Ascom
0 comentários