A sala de espera da Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU ganhou uma nova cor, na manhã desta terça-feira - o rosa. Quem passou por lá, recebeu informações sobre o câncer de mama, e ainda orientações de como se prevenir fazendo o autoexame. A ação faz parte da programação da campanha do Outubro Rosa da SESAU, por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, que incentiva a participação social no controle do câncer de mama.
De acordo com a Superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira, esse acolhimento foi pensado para conscientizar as mulheres que freqüentam e buscam os serviços da SESAU. “O intuito de todos que estão aqui participando dessa ação, foi impactar e demonstrar a importância que tem esse momento na vida das mulheres. Precisamos nos conhecer como mulher, nos tocar, aprender técnicas simples de conhecer o corpo e saber de fato, como é que está a saúde”, frisou.
A programação se estende durante todo mês, nas salas de espera da maternidade e em alguns postos de saúde do município. A gerente de humanização da SESAU Jussara Rêgo, explica que escolheu esses lugares para realizar os acolhimentos porque “têm mais público feminino. A participação das voluntárias do Instituto Ivete Sangalo também entrou nessa estratégia, porque elas têm propriedade para falar sobre o assunto. É muito importante que a mulher faça os exames de rotina. Esse é o objetivo, com educação e informação, as mulheres aprendem que é preciso se cuidar antes que a doença aconteça”, esclareceu.
“Temos aqui na cidade, um equipamento gratuito, de primeira linha que é o Instituto Ivete Sangalo, no bairro Santo Antônio. Lá temos equipamento de ponta, que faz mamografia, preventivo e vários outros serviços, é só ligar e agendar. Não tem desculpa, a mamografia salva vidas e todas temos que fazer.”, explicou a paciente voluntária do Instituto Ivete Sangalo, Carmem Lúcia Mendes.
A dona de casa Edivânia Feitosa, sentou na primeira fila, assistiu atenta à palestra e aprovou a iniciativa da secretaria. “É muito importante esse tipo de informação. Aprender como fazer o autoxame em casa é essencial, a mulher precisa se tocar e, caso senta alguma alteração na mama, deve procurar um médico. Vou passar para frente tudo que aprendi”, frisou.
A doméstica Marlene Teixeira da Silva, de 37 anos, também estava atenta às orientações. Ela teve câncer de mama há um ano e ainda está em recuperação. Emocionada, ela conta que descobriu a doença fazendo autoexame e deixa um recado para as mulheres. “Foi durante um banho, passei a mão no seio e senti o nódulo, imediatamente procurei um médico. Foi tudo muito rápido. O que eu falo para todas as mulheres é que se cuidem, o câncer não mata, mas é preciso prevenir. Sejam vencedoras e batalhadoras, é uma batalha muito difícil, mas é possível vencer”, finalizou.
Programação:
10/10 – Humanização Auto Cuidado e distribuição de material informativo
Local: Sala de espera da Maternidade de Juazeiro (14h)
21/10 – Humanização Auto Cuidado e distribuição de material informativo
Local: UBS Mandacaru I (8h)
29/10 – Oficina de Cuidado para as ASG + Café da manhã
Local: Centro de Saúde III – Angari (8h30 às 12h)
0 comentários