Entendemos que o brincar deveria estar assegurado às crianças como um dos direitos fundamentais previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), por ser essencial no desenvolvimento da infância e nos processos cognitivos que subsidiam a aprendizagem. Além de uma prática prazerosa, o brincar não tem idade, hora ou local; diverte, educa, promove a concentração, a criatividade, a exploração e a convivência. Nesse mesmo direcionamento, refletimos a importância de permitir que a criança imagine, crie, viaje, perceba o mundo em que ela vive através da Literatura infantil.
O mundo contemporâneo condenou as crianças a viverem em espaços apertados, casas sem quintal, bairros sem praças, impedindo que essas crianças corram, pulem, toquem a terra, usem suas elaborações cognitivas, afetivas e culturais internas para criar e viajar outros mundos, o que interfere no desenvolvimento, imaginação, criatividade e percepção do seu lugar, impedindo, no futuro, o desenvolvimento de um adulto inovador.
Perguntamos: Onde se encontra o lugar do brincar nas nossas escolas? Onde se encontra o lugar do brincar na nossa comunidade? O recreio é garantido como direito da criança? Contamos histórias para nossas crianças?
Com o intuito de fomentar o brincar livre e a brincadeira nas escolas e na relação com a comunidade, o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Território – EDUCERE, coordenado pelos professores Edmerson dos Santos Reis e Edilane Carvalho Teles, , cria o Projeto BRINQUEDOTECA ITINERANTE – o movimento do brincar entre a escola e a comunidade, tendo entre os anos de 2014 e 2018 idealizado, construído e distribuído 14 (catorze) brinquedotecas itinerantes entre escolas da Rede Municipal em Juazeiro – BA, projeto Pedagogia Hospitalar e universidade, além da montagem de três brinquedotecas fixas (uma na UNEB-DCH-III, outra na Escola Municipal João Dias Ferreira, na Comunidade Alfavaca, Junco e a última no Lar Nossa Senhora de Nazaré no bairro Quidé). Também surgiu a necessidade da realização de cursos e oficinas relacionados com o tema.
O projeto contou com os apoios do Departamento de Ciências Humanas – Campus III da UNEB, Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária – ADAC, Prefeitura Municipal de Juazeiro - PMJ, por meio da Secretaria de Educação – SEDUC e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID .
Nessa intenção, na semana que antecede o dia das crianças, realizaremos novamente ações voltadas a estes direitos da criança, com a materialização de mais um espaço para o brincar. Convidamos todos aqueles que compreendem a relevância desse tema:
08/10/2019 – OFICINA ROTINAS NA BRINQUEDOTECA
Expositora: Edilane Carvalho Teles
Local: DCH-III/UNEB – Juazeiro - BA
Horário:08:30 às 12:00
E-mail para inscrição: [email protected]
10/10/2019 – OFICINA LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Expositoras: Adriana Campana e Aline Ramalho
Local: DCH-III/UNEB – Juazeiro - BA
Horário:08:30 às 12:00
Período de inscrição: 01/10 a 07/10/2019
E-mail para inscrição: [email protected]
11/10/2019 – Entrega à SEDUC (Juazeiro – BA) e aos Conselhos Municipais de Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente (CMDCA) de Documento em defesa do Recreio nas escolas municipais.
Professor doutor Edmerson dos Santos Reis
0 comentários