Integrando a programação da II Semana Agroecológica que acontece em Juazeiro e Petrolina, a tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico (ADEAP), Ataildes Pinheiro, realizou nesta quinta-feira (03), na Feira de Orgânicos do Vale em Juazeiro, a capacitação sobre o beneficiamento da abóbora que integra o projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’.
Inúmeros clientes da feira participaram da capacitação e interagiram durante o preparo dos alimentos. “Eu frequento a feira de orgânicos há mais de um ano e hoje me deparo com essa feliz novidade. Poder aprender a fazer pratos saborosos com todas as partes da abóbora é muito gratificante. Sempre tive essa consciência de comer produtos orgânicos e saudáveis e aproveitar o fruto como um todo, é rico e satisfatório”, declarou a consumidora Maria José.
Para a nutricionista e consumidora Xenusia Pereira Nunes, a capacitação irá ajudá-la em seus projetos profissionais. “Estou desenvolvendo um projeto sobre o estudo das plantas e quando soube dessa capacitação vim para aprender, pois estou começando agora e acredito na importância da utilização dos vegetais e legumes na alimentação. Poder realizar o beneficiamento do produto como um todo, ajuda a população tanto na fortificação alimentar, quanto na redução da fome e são alimento muito saborosos", disse.
Já a agrônoma Sandra Maria Ferreira, frequentadora assídua da feira de orgânicos, parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Temos uma infinidade de produtos que podem ser reaproveitados e hoje aprendendo a fazer pratos deliciosos com a abóbora e seus derivados. Agradeço a ADEAP por nos possibilitar esse agradável momento”, observou.
Na ocasião foram preparados petiscos da semente da abóbora, flor empanada, croquete da polpa e da casca da abóbora, além do patê da folha e talos da abóbora. “É uma grande satisfação poder proporcionar mais uma vez informações tão simples e importantes para a população. Essa é a segunda capacitação de aproveitamento integral que acontece na feira de orgânicos, dessa vez a matéria prima foi a abóbora, onde busquei despertar as inúmeras possibilidades de agregar valor nutricional e valor econômico na mesa do consumidor. Fico feliz em poder contribuir com a reeducação alimentar da nossa população”, destacou a tecnóloga em alimentos, Ataildes Pinheiro.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, falou da importância do projeto. “O Fortalecendo o Semiárido tem possibilitado conhecimento e qualificação profissional para inúmeras famílias da zona rural, e contribuído para a geração de emprego e renda. Os clientes que frequentam a feira de orgânicos, hoje foram agraciados com essa rica e importante capacitação”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
1 comentário
05 de Oct / 2019 às 12h27
Cansado dos absurdos em Juazeiro? Não desista da luta! Seja candidato... Venha para o AVANTE! LIMPE Juazeiro com mais... L EGALIDADE I MPESSOALIDADE M ORALIDADE P UBLICIDADE E FICIÊNCIA