O estado de Pernambuco e Bahia ficaram de fora do modelo de militarização das escolas. Na região Nordeste, apenas o Ceará foi contemplado com o nova medida do Ministério da Educação. Abraham Weintraub anunciou, a adesão de 54 escolas de 15 estados mais o Distrito Federal. O orçamento, neste primeiro momento, é de R$ 54 milhões.
A pasta ainda abrirá um novo período de adesão, desta vez contemplando os municípios, dos dias 4 a 11 de outubro. O objetivo do MEC é de militarizar 216 escolas públicas até 2023. “As pesquisas mostram que mais de 80% das famílias querem que os filhos estudem em uma escola cívico-militar”, disse o ministro.
A proposta distribuirá R$ 1 milhão por escola, no próximo ano, para que seja feito pagamento de pessoa, melhoria de infraestrutura, compra de material escolar e outras pequenas intervenções que forem necessárias.
Os militares das Forças Armadas selecionados serão do quadro de reserva e receberão remuneração de 30%, além dos vencimentos como aposentados. A duração mínima do serviço é de dois anos e a máxima, de 10. Os estados ainda poderão destinar militares dos Bombeiros e Policiais para apoio.
As escola públicas precisam obedecer a critérios fixados, como efetivo de 500 a 1000 alunos, em escolas do 6º ao 9º anos, estudantes em vulnerabilidade social, aprovação da comunidade para implementação do modelo, entre outros.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que não houve adesão das escolas estaduais e que está buscando, junto ao MEC, maiores informações sobre os aspectos pedagógico e financeiro do programa. Atualmente, a rede estadual de ensino da Bahia conta com 1.163 escolas e 711 anexos, sendo 14 delas geridas pela Polícia Militar da Bahia (PM), o que representa 1,2% das unidades escolares da rede.
Redação Blog
4 comentários
02 de Oct / 2019 às 08h10
Bolsonaro ta acabando com tudo. Uma escola não resolve nada. Enganação. Treita. Tramoia de Bolsonaro e Moro aumento de pobres fome miséria
02 de Oct / 2019 às 09h55
A BOA EDUCAÇÃO DE POVÃO NÃO INTERESSA PARA A ESQUERDA QUE NÃO ESTA NEM AÍ COM A BOA EDUCAÇÃO,SÓ A DOUTRINAÇÃO SOCIALISTA INTERESSA,CUJO OBJETIVO É FORMAR MILITANTES IDIOTIZADOS PARA SUSTENTAR SEU PROJETO DE PODER.ISTO TERÁ UM PREÇO NO FUTURO DESTES JOVENS QUE POR QUESTÕES PURAMENTE IDEOLÓGICAS ESTÃO SENDO PRIVADOS DE UMA EDUCAÇÃO DE ALTA QUALIDADE.QUANTO MENOS ALFABETIZADO FOR O POVÃO,MAIS FACILMENTE SERA MANIPULADO !
02 de Oct / 2019 às 10h29
Será pq? A Bahia vive no mundo faz de contas! Temos na Bahia uma das ou senão a pior educação do Brasil.
02 de Oct / 2019 às 12h56
E a educação vai piorar mais do que está. É uma das piores do Brasil.