A equipe de Pecuária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) de Juazeiro, participou de reunião com produtores que integram o Projeto Sustentabilidade Rural. O encontro que aconteceu no colégio Raimundo Clementino, distrito de Pinhões, foi promovido pela Mineração Caraíba, através da Sertaneja Consultoria. Dentro do projeto está sendo debatida a formação de ‘Polos de Confinamento’ com o objetivo de aperfeiçoar a cadeia produtiva da caprinovinocultura e a valorização da pecuária local.
“Nossa intenção é mudar a cultura na forma de criação dos rebanhos caprinos e ovinos, adotando o sistema de cria, recria, engorda e abate, como já ocorre na cadeia produtiva de bovinos. Como essa região tem forte potencial no setor, o projeto de sustentabilidade da Mineração Caraíba buscou o Confinamento Guarantan - localizada no Sudeste do país – que enviou o seu representante Márcio Sarate para fazer uma visita à região, tendo como foco os produtores que integram o projeto”, informou o médico veterinário Rafael Senne.
Márcio Sarate explicou aos produtores presentes no encontro quais os critérios para a escolha dos animais a serem comercializados pela empresa. “Hoje estou apresentando aos produtores da região as características dos animais que comercializamos, estes devem ser mestiços da raça dorper e que tenham de 28 a 32 kg/peso vivo até a primeira muda”, explicou.
A ação realizada pela Mineração Caraíba conta com o apoio da prefeitura através da ADEAP. “A Agência está à disposição para contribuir com o projeto através da divulgação das informações técnicas e comerciais discorridas na reunião. Podemos ser multiplicadores, transmitindo o que foi passado nesse encontro aos demais produtores”, destacou o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco).
A Prefeitura de Juazeiro é parceira da Mineração Caraíba em outras ações a exemplo da Queijaria Núcleo - inaugurada na região de Itamotinga, a recuperação de estradas nos distritos de Itamotinga, Pinhões e Abóbora, além de algumas atividades desenvolvidas pelo projeto Fortalecendo o Semiárido.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
0 comentários