Se o futuro presidente do PT de Salvador será eleito em votação direta no próximo domingo (22), um acordo anunciado nesta terça-feira (17) já garantiu maioria no diretório municipal do partido para a eleição de Iracema como a futura vice-presidente. Em ato realizado nesta terça, a candidata à Presidência Edenice Santana, da corrente Trabalho, que ficou de fora do segundo turno, declarou apoio à chapa de Ademário Costa e Iracema Moura.
A aliança também amplia a perspectiva de vitória de Ademário no domingo, quando disputará, em segundo turno, o comando do partido em Salvador com o atual presidente, Gilmar Santiago. Ademário terminou o primeiro turno com 49% dos votos – faltou 49 votos para encerrar a disputa; Edenice teve 90 votos. "Ter Edenice conosco é mais que uma aliança para vencer, é viabilizar a recondução do PT à luta popular, de volta às suas raízes de organização nas periferias, nos movimentos populares, com um projeto claro de cidade e de ação em busca de administrar Salvador", disse Ademário.
COMO FUNCIONA – A eleição para a vice-presidência do PT acontece dentro do diretório municipal, que também foi eleito no primeiro turno do PED, no dia 8. Dos 44 membros, a chapa de Ademário elegeu 21 e a chapa de Edenice, 2. Com a aliança, o grupo forma a maioria e garante a vitória de Iracema – sua adversária é a vereadora Marta Rodrigues. Em caso de vitória de Ademário, será cumprido um acordo em que ele renunciará a presidência após dois anos de mandato, para que Iracema assuma biênio final.
No acordo firmado nesta terça, Ademário comprometeu-se com uma pauta que, entre outras coisas, reafirma a defesa da candidatura própria do PT à Prefeitura de Salvador; e garante autonomia da Juventude do PT, a abertura do debate da criação da Secretaria de Promoção à Igualdade Social, a devolução da senha de filiação e a senha de formação política para os diretórios zonais, participação de presidentes zonais na reunião da executiva municipal, a criação do primeiro congresso dos diretórios zonais e a retomada da formação política.
4 comentários
18 de Sep / 2019 às 08h13
Trabalhadores no poder. O Brasil não aguenta Bolsonaro Moro afundando o Brasil.
18 de Sep / 2019 às 10h29
A MAIOR TEAGÉDIA DO BRASIL E DO POVO BRASILEIRO : PT !
18 de Sep / 2019 às 13h37
ESSE PARTIDO TEM QUE FECHAR AS PORTAS O BRASIL NÃO ACEITA MAIS AS SUAS IDEOLOGIAS. FORA PT E NÃO VOLTEM NUCA MAIS !!!!!
19 de Sep / 2019 às 19h49
A Sra Dilma Rousseff, durante palestra em Paris, fez várias críticas ao Presidente Bolsonaro. Mas não falou de seu lamentável passado como guerrilheira, de seu merecido impeachment nem do fracasso da sua candidatura ao Senado por MG. Viaja para denegrir a imagem do Brasil no exterior mas se esquece que ela mesma foi a mola mestra de todo o caos que hoje vivemos!