O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Lucas Costa, anunciou, em entrevista ao Bahia Notícias, o desenvolvimento de um portal que deverá reunir dados sobre a produção agrícola do estado. A plataforma, que deve ser lançada na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) deste ano, trará ainda um mapa com informações úteis para investidores e produtores rurais.
Lucas Costa explicou que essa é uma iniciativa promovida junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) e outras vinte entidades. A primeira etapa, de acordo com o responsável pela pasta "a primeira etapa está praticamente concluída" e com a implementação completa da ferramenta se saberá qual o território que melhor produz e qual tipo de cultivo é o mais indicado para cada localidade.
"A gente está absorvendo os dados do IBGE e colocando por município. Vamos disponibilizar pela internet para que o produtor saiba onde é que está a produção na Bahia, quais são os principais produtos, fazendo também um canal do investidor", completou.
Para o desenvolvimento do portal as iniciativas municipais de levantamento devem ser aproveitadas para oferecer dados mais atualizados - já que o último Censo Agropecuário do IBGE foi feito em 2017 e o próximo só deve acontecer em 2027. "A partir dessa geração de dados pelo portal a gente tende a fazer parcerias com os municípios para corrigir os dados até via imagens de satélite", ressaltou.
Conforme alegou Costa, o portal "vai ajudar muito o produtor". "É um produto inovador, da forma como a gente está fazendo não tem em nenhum outro estado do Brasil".
Ascom
0 comentários