O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), apontou, durante a 11ª edição do Fórum Nordeste 2019, realizada nesta segunda-feira (16), no Arcádia Paço Alfândega, no Bairro do Recife, o início de um diálogo do Governo Federal com o Estado para planejar um grande projeto de geração de energia. Segundo o senador, ele trará toda a equipe do Ministério de Minas e Energia no próximo dia 30 de setembro, para uma reunião com o governador Paulo Câmara (PSB).
"Nós vamos ter a oportunidade de desenvolver um projeto de quase 3 gigawatts. Para se ter uma ideia do que é isso, representa quase três Sobradinhos (referência barragem de Sobradinho Bahia) ou metade da produção do sistema Paulo Afonso e vai gerar cerca de 15 mil empregos. Pernambuco precisa se preparar porque as placas solares mais de 80% serão instaladas em território pernambucano. E nós precisamos nos organizar para aqui produzir as placas, todos os equipamentos, componentes e insumos e será, portanto, uma grande oportunidade", apontou.
Além da energia solar, também há interesse do Governo Federal, de acordo com Fernando Bezerra, de investir no projeto de energia nuclear em Itacuruba, sertão Pernambuco que foi iniciado ainda no Governo de Eduardo Campos, do qual foi secretário. O governo vai apresentar seu plano decenal de 2020 a 2030 e será discutida a localização das novas usinas nucleares em Itacuruba.
"Estamos falando de investimentos expressivos, mais de 30 bilhões de reais. Com as usinas nuclear e solar, Pernambuco será um grande produtor de energia. Imagine a geração de receita com ICMS que poderá ser investido em áreas como educação e saúde. É através dessa pegada da energia que Pernambuco poderá dar um grande salto de desenvolvimento.
Folha Pernambuco
4 comentários
16 de Sep / 2019 às 15h34
Ruim Costa com esses Senadores da Bahia, invés de procurarem investimentos para desenvolver a Bahia em especial a região Norte muito carente, ficam vendedor a Ilusão de que gostam da Bahia com slogan de LULA LIVRE, lugar de Ladrão e na cadeia, vão procurar o que fazerem.
16 de Sep / 2019 às 20h08
Enquanto isso na Bahia a proposta que visa revolucionar o estado é : "Lula Livre". Ou seja: Patético !!!
16 de Sep / 2019 às 22h51
Imagina quanto vao lucrar com isso ...kkk essa bondade com o nordeste tem alguma treta
17 de Sep / 2019 às 08h04
Bolsonaro ta queimando o Brasil. As florestas os hospitais queimados. Rui Costa se fosse presidente o Brasil tava melhor.