GRUPOS DE COMUNICAÇÃO POPULAR DO VALE DO SÃO FRANCISCO SÃO PROTAGONISTAS DE WEB SÉRIE LANÇADA EM JUAZEIRO

O lançamento da Web série “Comunicação Popular e o Exercício da Cidadania no Vale do São Francisco” pautou no Arco da Ponte em Juazeiro a história e trabalho desenvolvido por grupos e instituições que promovem comunicação popular na região. O evento aconteceu na ultima sexta-feira (13) e reuniu moradores de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região. O projeto audiovisual desenvolvido pelos estudantes do 7° período do curso de Comunicação Social: Jornalismo em multimeios, da Universidade do estado da Bahia (UNEB), dialoga por meio de produções áudio visuais que serão disponibilizadas na web o desenvolvimento da cidadania por meio da comunicação popular. 

Ao todo são seis episódios que abordam de que forma a comunicação é desenvolvida pelos grupos registrados: Carrapicho Virtual, no salitre; Rádio Curaçá FM, na cidade de Curaçá; Rádio Poste do Bairro Quidé e Rádio Escola do Colégio Prof. Pedro Raimundo Moreira Rêgo, em Juazeiro e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) que desenvolvem um trabalho na zona rural da região.  Em cada um dos vídeos, com duração de 5 minutos, é possível perceber o engajamento dos personagens que produzem comunicação como uma forma de resistência e representação. 

Discutir, principalmente em espaço aberto, a importância de se ter uma comunicação contextualizada, é também abrir espaço para as diversas vivências desses grupos e gerar informação para comunidade em geral. Nathalia Carvalho, uma das produtoras da web série, destaca a importância de levar para rua a exibição de trabalhos como esse: “Isso abrange muito o papel da universidade. Porque universidade não só se trata da comunidade interna que está ali todos os dias, mas é trazer sim resultados para comunidade externa. Aqui apresentamos conceitos, como a comunicação popular que muitas pessoas não conhecem e passam a conhecer através dessas produções que nós realizamos”, destaca a estudante.

Mariana Lima, estudante de Letras conta que a web série possibilitou o conhecimento sobre grupos que ela não sabia que existiam na região e destacou a participação cultural da P1 Rappers no evento de lançamento: “Gostei de ter assistido todas as apresentações do pessoal de Comunicação Social. Gostei de conhecer o projeto Carrapicho, a rádio do bairro que Guidé, que eu não sabia que existia e também da apresentação cultural que só enriqueceu mais ainda à noite”.

Os episódios serão disponíveis em um canal do You Tube que ainda será divulgado pelos estudantes, mas o objetivo da turma é que a Web série alcance o maior número possível de pessoas e que o trabalho desperte o debate sobre comunicação e o exercício da cidadania na sociedade.

Ascom