Corrida do Vinho cresce e se consolida no cenário esportivo do Nordeste


 
Em sua segunda edição, a Corrida do Vinho deixou de ser apenas um evento esportivo do Vale do São Francisco. A corrida, realizada no último domingo (8), contou com a participação de mais de mil atletas, entre amadores e profissionais, vindos de 15 estados. A competição, que teve patrocínio da Caixa Econômica Federal, levou parte do Brasil para a vinícola Rio Sol, no município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco.

"Para nós, que lutamos para realizar essa corrida, o orgulho e a sensação de dever cumprido são indescritíveis. Ter o retorno positivo por parte dos atletas nos motiva para a próxima edição", afirma o coordenador da Corrida do Vinho, Natanael Barros, garantindo que em 2020 a prova mais charmosa do Nordeste estará de volta.

Ivan Hostil saiu de Salvador para participar da Corrida do Vinho. "Corro viajando há sete anos. Sem dúvida, a experiência mais divertida foi a edição de 2019 com a Corrida do Vinho. O percurso e a hidratação foram perfeitos, como em provas de grande repercussão nacional", elogia o professor de inglês, que também é administrador o blog Teacher que Corre.

Além dos atletas, a Corrida do Vinho conseguiu atrair um número expressivo de visitantes. Cerca de 2 mil pessoas foram até a vinícola para acompanhar as provas de 12 km e 6 km. Além de prestigiar uma competição, realizada entre os parreirais, o público e os atletas, após a competição, saborearam os espumantes produzidos na Rio Sol, durante a "Festa do espumante".

Sucesso na parte esportiva, a Corrida do Vinho também ajuda no crescimento do enoturismo na região do Vale do São Francisco. No final de semana da prova, a rede hoteleira da região ficou cheia.

Para o diretor-presidente da Rio Sol, André Arruda, a prova beneficia toda a região. "Esse evento é muito importante para o Vale do São Francisco. O turismo está sendo bastante fomentado. Foi um sucesso. Acredito que nas próximas, vamos fazer ainda melhor. É um evento para marcar a região", diz.
 
Assim como André Arruda, Natanael Barros acredita que em 2020 a Corrida do Vinho virá ainda mais forte. "É algo diferente. Correr às margens do rio São Francisco, ao lado das videiras, e depois confraternizar com muito vinho, suco de uva e forró, não tem nada igual. A Corrida do Vinho, com apoio de nossos parceiros, está crescendo a cada edição e, no ano que vem tem mais", garante.

Ascom