Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional e melhorar o ambiente de negócios na região, foi realizado nos dias 9 e 10 de setembro, no Rapport Hotell, em Juazeiro, o "Empreender Regional", reunindo prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento e empresários dos dez municípios do Território Sertão do São Francisco.
Durante o encontro foram apresentados três painéis com os temas "Cidade Empreendedora: Um caminho para cidades mais inteligentes e criativas", "Transformando um Território por meio da Cultura, da Identidade e do Empreendedorismo" e "Boas Práticas Regionais: Casos de Sucessos no Território do Vale do São Francisco".
De acordo com o Diretor Superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a intenção do encontro é discutir temas que possam auxiliar os gestores públicos a transformar seus municípios em locais melhores para empreender.
"Todos nós temos que ter visão para identificar onde existe o maior potencial, pois melhorando a economia, a população ganhará. O nosso resultado irá depender de todos os atores, pois através de um trabalho em conjunto obteremos êxito", observou Khoury.
A cidade de Sobradinho foi convidada para falar sobre o tema: Projeto de Educação Empreendedora e seus Frutos Transformadores, apresentado pela Orientadora de Ensino, Joselha Pires da Silva, que representou a Secretária de Educação e Presidente da Diretoria do Polo Territorial do Sertão do São Francisco, Ducilene Kestering.
Na ocasião, a orientadora falou sobre a importância do JEPP- Jovens Empreendedores Primeiros Passos, no estímulo ao comportamento empreendedor.
" Nós desenvolvemos um trabalho voltado a orientação para o plano de negócios com aprofundamento gradual, além de quatro temas transversais: Cultura da Cooperação e Inovação, Eco-sustentabilidade e Ética e Cidadania. Cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. Os professores envolvidos no projeto recebem capacitação e os alunos participam de diversos cursos e oficinas, a exemplo de produção de ervas aromáticas, temperos naturais, confecção de brinquedos ecológicos, locadora de produtos, sabores de cores, eco-papelaria, artesanato sustentável, empreendedorismo social e novas ideias, grandes negócios, entre outros", explicou a orientadora
A coordenadora do JEPP Concilia Rodrigues destacou a importância do programa na iniciativa e o empenho dos profissionais da educação de Sobradinho no projeto.
" É muito importante contar com esta equipe de professores, gestores e coordenadores, que está empenhada no sucesso deste programa e no fortalecimento das parcerias. Esta colaboração entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Educação existe desde 2015, sendo o município de Sobradinho, pioneiro no desenvolvimento dessa metodologia. Nossa cidade já concorreu, e foi finalista, no Prêmio Prefeito Empreendedor, que é um reconhecimento do Sebrae nacional aos gestores municipais que são parceiros dessas ações. O prefeito Luiz Vicente é um grande incentivador dessas práticas inovadoras e continuaremos trabalhando para ensinar novos conhecimentos aos nossos jovens", declarou a coordenadora.
Também foram discutidos durante todo o dia, assuntos referentes à Cidade Inteligente, Economia e Cidade Criativa e Energia Solar, dentre outros.
Ascom PMS
1 comentário
12 de Sep / 2019 às 22h50
tanto para vender poco para compra