O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu entrada na noite deste sábado (7) no hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, para a quarta cirurgia desde a facada que sofreu durante a campanha eleitoral. A cirurgia está programada para as 7h deste domingo (8).
A cirurgia do presidente Jair Bolsonaro, para correção de uma hérnia incisional, é uma intervenção mais simples e deve durar até três horas. A informação é do médico André Luiz de Vasconcellos Macedo, o mesmo cirurgião que comandou as duas operações anteriores do presidente, para instalação e remoção da bolsa de colostomia que ele usou após sofrer uma facada, no dia 6 de setembro do ano passado, durante um ato de campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG).
"É um procedimento bem mais simples e eu calculo que deve durar entre duas ou três horas", disse Macedo à Agência Brasil. Segundo o médico, a cirurgia também fecha o ciclo de tratamento do presidente relacionado à facada.
Bolsonaro volta à sala de cirurgia como consequência da facada que sofreu um ano atrás. Desta vez, será para corrigir uma hérnia que surgiu na região onde foram feitas três operações desde o atentado.
O procedimento é considerado de média complexidade. O prazo de recuperação é estimado em dez dias pelo médico Antonio Macedo, que fará a cirurgia.
O presidente quer estar com a saúde restabelecida a tempo de discursar na Assembleia Geral da ONU, em 24 de setembro, em Nova York. Ele falou que vai comparecer "nem que seja de cadeira de rodas, de maca".
O surgimento da chamada hérnia incisional já era esperado pelos médicos que atendem o presidente, em razão da série de intervenções feitas na região da barriga do paciente para tratar os danos provocados pelo ataque.
O então presidenciável foi esfaqueado por Adélio Bispo de Oliveira em 6 de setembro de 2018, durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG). O autor do crime está preso desde então.
A hérnia ocorreu porque, em virtude do enfraquecimento da parede muscular do abdômen, uma parte do intestino passou por uma cavidade desse tecido. As múltiplas incisões (cortes) na barriga fragilizaram o músculo, o que fez com que a porção do órgão e uma camada de gordura rompessem a membrana.
"Isso escapou por uma área mais frouxa e formou uma elevação sob a pele", explica Macedo. A saliência, segundo ele, foi detectada em consultas de rotina pelo médico da Presidência da República, Ricardo Peixoto Camarinha.
"Ele já tinha percebido esse problema e me passou uma foto mostrando a situação", diz o cirurgião do Vila Nova Star, que confirmou o diagnóstico em exame clínico feito no domingo passado (1º) no aeroporto de Congonhas, após Bolsonaro desembarcar para compromissos na capital paulista.
Ele recebeu a orientação de iniciar nesta sexta-feira (6) uma dieta líquida, como preparação para o procedimento a que será submetido.
Os médicos preveem que ele fique internado pelo menos até quarta (11). "Serão de quatro a cinco dias no hospital e depois um período igual sem poder fazer grande esforço físico", diz Macedo.
Se tudo correr como planejado, o mais provável é que ele tenha alta no meio da semana e seja liberado para voltar para Brasília com ordem de repouso. "Ele poderá manter atividades intelectuais, falar ao telefone, conversar com ministros. Desde que não se esforce em exagero", prescreve o cirurgião.
Macedo foi responsável por cuidar do político no hospital Albert Einstein nas duas internações anteriores: em 2018, logo após o paciente ser transferido da Santa Casa de Juiz de Fora, e neste ano, na cirurgia para retirar a bolsa de colostomia e reconstruir o trânsito intestinal.
Um dos mais respeitados cirurgiões do aparelho intestinal no Brasil, o especialista deixou o Einstein em julho e passou a atender na Rede D'Or São Luiz, da qual o Vila Nova Star faz parte.
Ao anunciar que passaria pelo procedimento, o chefe do Executivo postou em uma rede social uma foto ao lado dos médicos que o examinaram e afirmou que "curtiria dez dias de férias" com eles.
A hérnia em Bolsonaro está localizada no lado direito do abdômen, perto do lugar da facada e da área onde ficava a bolsa de colostomia (usada para coletar fezes até a cirurgia feita em janeiro).
Na intervenção, a porção que "escapou" será colocada de volta no lugar e a parede muscular será reforçada com uma tela, para evitar reincidência. O procedimento, considerado corriqueiro, é necessário porque, em alguns casos, a hérnia pode provocar obstruções.
De acordo com Macedo, a literatura médica mostra que a hérnia pode voltar em 3% a 6% dos casos, o que é tido como um percentual baixo. Se Bolsonaro tomar os cuidados recomendados, provavelmente o problema não se repetirá, na avaliação do médico.
Por até dois meses depois da operação, o presidente terá que usar uma cinta pós-cirúrgica, que auxilia na cicatrização e protege a região de esbarrões e outros acidentes. Nesse período, ele também está proibido de fazer esforço físico intenso.
A recuperação de Bolsonaro após o esfaqueamento e a sequência de cirurgias foi vista como bem-sucedida pela equipe que o atendeu. Ele possui "condição de atleta", diz Macedo, lembrando o período do paciente como membro do Exército.
"Tem musculatura forte. Corre, nada, mergulha. Isso tudo ele usou agora no trauma", afirma.
FolhaPress
14 comentários
07 de Sep / 2019 às 23h33
Imptma. O Brasil não aguenta tanta destruição. Fora Bolsonaro e leve Moro junto.
07 de Sep / 2019 às 23h36
Bolsonaro ta afundando o Brasil. Perseguição aos jornalistas e Trabalhadores e estudantes ta errado Bolsonaro. Moro apoia Bolsonaro porque ta na mamata???
07 de Sep / 2019 às 23h42
Saudades quando Bolsonaro tava 28 anos como deputado que dormia, roncava e peidava no congresso. Eu era feliz. Hoje tudo triste
07 de Sep / 2019 às 23h54
Como diz seu ex aliado Frota, ficaremos livres da sua verborragia maligna por uns poucos dias...será um alívio!
08 de Sep / 2019 às 06h18
BOM DIA GERALDO. PRIMEIRO QUERO SABER QUEM É O SECRETÁRIO QUE LIBERA UMA FESTA EM ZONA TOTALMENTE RESIDENCIAL JÁ É A SEGUNDA FESTA COM BRIGAS TRANSTORNOS E PREJUÍZOS AQUI NA RUA ESPERANTO. VÃO ESPERAR ACONTECER O MESMO QUE ACONTECEU NA BOATE PRAIME HAUS. DESORDEM TOTAL ESSA PREFEITO LIBERAR FESTA SEM CONSULTAR OS MORADORES INTERROMPER RUA POR 3 DIAS . OS MORADORES COM PREJUÍZO PSICOLÓGICO E FÍSICO MATERIAL.
08 de Sep / 2019 às 06h26
Acorda prefeito sua cidade ta desordenada vc liberar festa em área residencial tirando SOSSEGO do povo vc não mora aqui na rua esperanto já é a segunda festa que pessoas tem que sair de suas casas e tem prejuízo matérias seu secretário vc não mora aqui na rua esperanto vc foi tomar sua cerveja puro malte ou então deveria estar em algum risort . Mande sua mãe seu pai seus irmãos vim mora aqui na rua esperanto e libere as festas ministério público vcs estão onde que não ver essas liberações de festas vcs não tem noção de quantas crianças se viciam nesse tipo de festa.
08 de Sep / 2019 às 07h03
Em 8 meses pior presidente. Só ajuda os 3 filhos Bolsominios.
08 de Sep / 2019 às 07h54
Bostanaro para de perseguição aos queridos Jornalistas e aos queridos Trabalhadores. VIVA os blog independentes. Ditadura nunca mais
08 de Sep / 2019 às 08h30
Amigo Blog viu a Lava Jato hoje?? O procurador Delton falou p outro procurador que a questao era Politica e nao juridica??? pode???
08 de Sep / 2019 às 09h13
A midia nao precisa mais coloca mais divulgar msm ja esta mais que provado que Moro Deltan e Cia mentiram o tempo todo e construiram uma farsa no judiciario Brasileiro. Triste fim PF que ja foi a mais respeitada desse pais. A CASA CAIU.
08 de Sep / 2019 às 09h26
Espero que faça uma boa cirurgia, que saia mais forte ainda, para terminar de acabar com esse País de ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
08 de Sep / 2019 às 09h34
Sob o signo do retrocesso –cuja inspiração resulta das trevas que dominam o poder do Estado–, um novo e sombrio tempo se anuncia: o tempo da intolerância, da repressão ao pensamento, da interdição ostensiva ao pluralismo de ideias e do repúdio ao princípio democrático!!", escreveu Celso de Mello em manifestação enviada à Folha.
08 de Sep / 2019 às 13h40
Parabens Geraldo, este blog verdadeiro não dorme.
08 de Sep / 2019 às 14h33
Mas a facada não era armação? Kkkkk os esquerdopatas e os “isentões” são muito inteligentes para cair nessa. Por isso afirmam que LULADRÃO é inocente kkkkk