O setor agrícola da região do Vale do São Francisco, no norte da Bahia, caminha para ter seus dados atualizados por meio de um censo. A pauta foi levada pelo deputado estadual Tum (PSC) ao secretário estadual de agricultura, Lucas Costa, durante audiência na quarta-feira, dia 28, em Salvador. O encontro foi acompanhado pelo representante do governo do estado em Brasília, Bebeto Galvão, e pelo prefeito de Casa Nova, Wilker Torres. A demanda passará, agora, por uma avaliação interna da secretaria.
O deputado lembra que a fruticultura, pecuária e a produção de verduras são responsáveis por movimentar boa parte da economia de, pelo menos, dez cidades banhadas pelo Rio São Francisco, a exemplo de Sobradinho, Casa Nova, Juazeiro, Remanso, Uauá, Sento-Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Canudos.
Dessa forma, o parlamentar destaca que a elaboração de um censo, que possa dar um retrato do que se produz, do volume da produção e dos empregos gerados, é "uma ferramenta de balizar e definir as estratégias para a adoção de programas essenciais ao crescimento do setor, fortalecendo a agricultura e a pecuária da nossa região, sobretudo porque a geração de empregos no campo requer menor investimento que na indústria, por exemplo".
Na oportunidade, o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, apresentou ao secretário Lucas Costa o resultado do censo agrícola realizado no município, que confirma a liderança regional de Casa Nova na produção de frutas, como manga, uva, melancia, de verduras, como a cebola, e na criação de bode. O agronegócio é um segmento econômico tão importante para a Bahia, que 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) baiano provém desse setor, além de 1/3 dos empregos que são gerados na Bahia.
Ascom Dep. Tum
1 comentário
30 de Aug / 2019 às 14h03
Vão incluir os invasores de terras do MST? Ou é para planejar novas invasões?