A quadra Poli Esportiva da comunidade de Lagoa - no Vale do Salitre, foi palco para um encontro diferente: uma aula lúdica de ciências com os alunos do 8º ano do Caic Misael Aguilar, e da escola José de Amorim, em Lagoa-Salitre, ambas da rede municipal de ensino. Na tarde do dia 15 de agosto, integrando as festividades do mês do estudante. Foi um aulão que teve como um dos objetivos de estreitar o relacionamento entre as duas comunidades estudantis com características diferentes: uma na periferia da cidade e a outra na zona rural. Com várias atividades lúdicas, que são aquelas que estimulam e causam prazer nas pessoas que estão envolvidas, tais como jogos e brincadeiras.
Para o professor idealizador deste encontro lúdico pedagógico, Geraldo Messias, que leciona nas duas escolas a mesma disciplina: ciências, “ é um projeto ousado em socializar ideais diferentes com particularidades locais distintas” e ainda “procurar metodologias que saiam do convencional é essencial para melhorar o aprendizado.
”A quadra esportiva virou uma verdadeira sala de aula, onde foram abordados assuntos trabalhados em cada estabelecimento de ensino. Eles tiveram uma participação ativa respondendo as questões e interagindo com os colegas; vivenciando realidades opostas. Na programação teve “quiz” de ciências e atividades esportivas, como: dama, dominó, xadrez, baralho e fut sal. Foi uma verdadeira festa estudantil. Saindo da rotina escolar e o conhecimento, desta forma, tornar-se prazeroso.
Para as gestoras das escolas envolvidas no projeto Jailma Oliveira (José de Amorim) e Jeanete Barbosa (CAIC) “A utilização dessas atividades pode contribuir positivamente para a construção do conhecimento do aluno. Além disso, fazem com que eles aprendam a interagir, ajudem o colega e também respeitem regras. As atividades lúdicas também atuam estimulando a criatividade e melhorando a autoestima.” O próximo encontro será na escola Caic Misael Aguilar, onde os alunos irão recepcionar os seus colegas do Salitre.
Por Geraldo Messias
0 comentários