A leitora deste Blog Geraldo José, Luemi Cordeiro, envia audio para a redação e denuncia que a UPA Juazeiro, Bahia, está "liberando alguns pacientes da unidade". Entre os pacientes o pai, Emilio Dionisio de Souza. Luemi revela que ele é diabético (taxas altissimas), sofre de problema renal (necessita hemodialise) e problemas cardiorespiratório, e ainda sofreu uma início de infarto.
Luemi conta que "seu Emilio Dionisio" está há três dias internado. E segundo a leitora "vários pacientes através dos familiares receberam ordem de liberação", o que ela questiona com preocupação. "Meu pai não tem condições de sair do hospital neste momento".
A filha atendeu, de acordo com ela, a recomendação do médico e "tirou seu Emilio Dionisio da UPA e agora vamos para as urgências dos hospitais Pro Matre e o Hospital Regional de Juazeiro".
Ontem os Médicos clínicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro (BA) acionaram o Ministério Público da Bahia (MPBA) e o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremeb). Nos documentos entregues a essas instituições, eles justificam “insuficientes condições de trabalho” na unidade.
Através de nota a SESAU responde leitora de blog Geraldo José sobre UPA. Confiram na integra:
A Secretaria da Saúde de Juazeiro/ SESAU informa que o paciente Emílio Dionísio de Souza chegou à Unidade de Pronto Atendimento/UPA no dia 24/08/2019, onde recebeu todos os atendimentos necessários, sendo diagnosticado com um problema renal. Após os procedimentos a equipe solicitou a transferência e o paciente aguardava na regulação de leito uma vaga na rede referenciada (que até o presente momento não saiu).
Porém, hoje (27/08/19) a filha do paciente, identificada por Luemi Cordeiro de Souza, solicitou a alta e, conforme termo de responsabilidade assinado por ela saiu da UPA com o paciente sem consentimento médico.
A SESAU reforça que a UPA atende pacientes com pequenas urgências e solicita àqueles casos necessários, as devidas transferências para redes referenciadas através da Central de Regulação Interestadual de Leitos.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro/ SESAU ainda reforça que a gestão municipal está trabalhando dentro da legalidade de seu funcionamento e que a qualificação e redimensionamento da rede, estão de acordo com os parâmetros regidos pelas portarias do Ministério da Saúde.
Redação Blog
5 comentários
27 de Aug / 2019 às 15h37
Verdade. Se Bozonaro tá cortando os recursos? Ta tudo piorando. Bozonaro e Moro enganou o Brasil. So ajuda os 3 filhos bozo
27 de Aug / 2019 às 21h03
Verônica você deve procurar a secretaria de saúde de juazeiro,onde ele está sendo empregado,porque o governo manda a verba...Isso chame se desvio de finalidade se juazeiro tivesse uma câmara atuante esse Prefeito ele era cassado.
27 de Aug / 2019 às 22h23
não tem dinheiro morre logo medico sõ gosta de quem tem dinheiro ai eles cuida muito bem eu sei o que E esto muito bem
27 de Aug / 2019 às 22h24
Verônica PARE de falara M... O problema da UPA não é culpa do Governo Federal que inclusive manda as verbas sempre em dia para o município! Pergunte ao seu prefeito PAULO BONFIM onde está o dinheiro da saúde pública. Fechou Só-Babe, Cemec, Sta. Casa de Misericórida, perdeu o convênio com a SOTE... Será que o problema é o "BOZO" ou o "garçom" que entende NADA de gestão pública?
27 de Aug / 2019 às 22h28
E tem mais: PARE de relativizar sua inconformidade em ver a dura realidade em ver teu candidato POSTE perder as eleições para o "BOZO" com o sofrimento do Senhor Emilio Dionisio de Souza, pai de minha grande amiga Dra. Luemi Cordeiro! Eu gostaria de saber se fosse SUA MÃE no lugar do meu amigo você ficaria usando de argumentos FALSOS e TENDENCIOSOS para relativizar um problema de gestão municipal! Cresça, estude e apareça...