Uma equipe multidisciplinar do Hospital Dom Malan de Petrolina, ligada à Comissão de Amamentação, promoveu, nesta segunda-feira (19), uma ação voltada às gestantes do Alto Risco. A iniciativa, que beneficiou 11 mulheres, contou com a realização de ultrassom natural e um ensaio de fotos com a farmacêutica e fotógrafa Denise Brecci.
“O ultrassom natural detecta a posição do bebê no ventre da mãe e tudo é representado em um desenho na barriga, que ajuda os pais a visualizarem o novo membro da família”, explica a enfermeira gerente do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama/HDM), Kaliane Medeiros.
Este já é o segundo ano que o trabalho é feito no Dom Malan durante o Agosto Dourado (mês da amamentação) como forma de sensibilizar as mães com relação ao parto normal e, consequentemente, o aleitamento nas primeiras horas de vida.
“O parto normal facilita a descida do leite em função dos hormônios que são liberados durante o trabalho de parto, em especial a ocitocina; e permite o imediato contato pele a pele entre a mãe e o bebê, favorecendo a relação maternal e garantindo, neste acolhimento, a primeira mamada ainda na sala de parto. Por isso, a relação entre esses temas e ações é tão forte”, justifica a coordenadora médica do banco de leite, Flávia Guimarães.
Nesta nova edição, o projeto ganhou um plus: o ensaio fotográfico intitulado de "Desenhando Vida". “A gente sentiu a necessidade de registrar esse momento e Denise topou na hora”, revela Kaliane. Denise, inclusive, já assina dois ensaios feitos no Dom Malan, o “Click Dourado” realizado no ano passado durante a Semana de Amamentação e o “Amor de Mãe”, que aconteceu este ano em homenagem às mães de prematuros do Berçário Externo.
“Não consigo negar um pedido desse. É uma grande paixão que eu tenho pela fotografia, pelo Dom Malan, por essas mulheres e os seus bebês. Então, sempre que me chamarem estarei junto”, confessa. E o resultado foi o melhor possível, como pode ser observado nas fotos que ela terminou de tratar nesta quinta-feira.
Todas as participantes fizeram questão de se produzir para eternizar o registro no coração e nas lentes da fotógrafa (as futuras mamães serão presenteadas com uma foto impressa, além dos arquivos digitais). A mamãe Francileide Farias, por exemplo, amou posar. “Sem dúvida, foi muito especial. Vou lembrar sempre desse dia e dessa oportunidade que o Dom Malan me deu”, afirmou.
Ao final, Dra. Flávia foi só elogios. “Eu realmente não esperava tanto. Mas, essa equipe do Dom Malan quando se junta é capaz de coisas incríveis. Estão, todos de parabéns e estou muito orgulhosa do Agosto Dourado que estamos realizando”, ponderou.
Para o sucesso da iniciativa, a equipe de profissionais também contou com a ajuda voluntária das maquiadoras Vanessa Kikuti, Bárbara Freire e Maria Virgínia. Cabelos e penteados tiveram com o toque da assistente social Emília Cordeiro e as pinturas foram feitas pelas residentes do Programa de Enfermagem em Obstetrícia do HDM, Laís Nascimento, Thaís Marques, Tuany Pinheiro, Jaqueline Santos, Mykaelle Salgado, Alice Nogueira e Jardel Fernandes.
Ascom HDM
0 comentários