Na última sexta-feira (16), a equipe ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) esteve reunida com os profissionais responsáveis por podas da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro. O encontro teve como objetivo orientá-los sobre quais são as proporções de cada espécie para que haja a poda, bem como os períodos para podar.
A engenheira florestal da SEMAURB, Mariana Bezerra, apresentou a ABNT NBR 16246-1 que descreve sobre o manejo da floresta urbana, poda de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas, as técnicas e tipos de poda, além da época correta de poda, estrutura das árvores. Mariana ainda descreveu que toda ação relacionada à poda tem que ser feita com cuidado e planejamento porque afeta diretamente a sanidade da árvore.
Para Mariana Bezerra “foi um primeiro momento de conversa, onde o trabalho deles e o nosso acontece em parceria. Foi exposto a eles as espécies mais presente na cidade, qual o formato de cada poda, onde é necessário respeitar a estrutura da árvore já que cada uma tem uma poda especifica, inclusive com relação as plantas nativas, estão requer mais atenção”, explicou.
Para o diretor do setor de podas, praças e logradouros da Secretaria de Serviços Públicos, Gilberto Cerqueira “o momento foi enriquecedor com conhecimentos repassados pela equipe ambiental da SEMAURB. Nossos profissionais responsáveis pelas podas na cidade tiveram informações importantíssimas sobre como proceder com as copas das árvores, em especial as nativas. Agradecemos ao secretário Jadson Barros pela oportunidade e nosso trabalho será ainda mais eficaz com essa parceria”, descreveu.
Débora Sousa/SEMAURB
3 comentários
20 de Aug / 2019 às 08h26
Reparem no patamar da decadência em que chegamos. A prefeitura tenta transformar a reunião entre colaboradores de duas secretarias próprias em notícia, simplesmente porque não tem o que mostrar! Queremos saber se a prefeitura tem se reunido pra resolver a situação das vias da cidade. Se não bastasse a situação da Pedra do Lord, ontem fui para o Alto da Maravilha pela SOTE e acabaram com a pavimentação da via, por exemplo! E já que abriram as portas, queremos saber daquelas reuniões de bastidores. Daquelas que realmente dão fim ao nosso suado dinheiro.
20 de Aug / 2019 às 13h27
Boa tarde a todos, espero que a agilidade vem com essas reuniões, eu fiz um pedido de poda de uma arvora aqui na Rua Ozelina dias da Silva,próximo ao Condomínio Paulo VI, isso foi em novembro do ano passado. Em março falei com o senhor Gilberto, ele me prometeu que estaria fazendo essa poda o mais breve possível, devo acreditar nas promessas?
20 de Aug / 2019 às 16h43
ARVORES ? TE DISTO POR AQUI ?