A Arte Urbana abrange todos os exemplos de manifestações artísticas tais como grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano. Além disso, a arte de rua comunica lutas, denúncias e protestos relacionados a questões sociais e políticas ou manifestações poéticas. Os maiores exemplos são as pinturas e o grafite.
No final da semana passada um desses exemplos de arte foi realizada em Juazeiro Bahia. A criação da "Muriçoca Gigante", ou o "Monumento ao Muriçocão", como alguns chamaram, continua repercutindo em Juazeiro e região. O autor da escultura “Monumento à Muriçoca” em frente ao Terminal Rodoviário de Juazeirio rapidamente interropindo por prepostos da Prefeitura Municipal, a ação causou irritação dos munícipes que pretendiam fotografar a escultura, bem como do artista plástico idealizador da obra Rafael Pereira.
Pelas redes sociais Rafael explicou que a obra seria para gravar vídeos para o YouTube “não tem nada tem a ver com questões políticas ou de protestos. Eu quero que alguém, alguma autoridade me devolva. Eu sou o dono da obra de arte". Ele destacou que existem na cidade diversas outras esculturas que nada dizem sobre Juazeiro e por isso vai buscar a justiça para reparar seu prejuízo, bem como resgatar a obra para dar continuidade ao trabalho no Youtube.
A reportagem deste Blog Geraldo José, pesquisou que preferência pelo espaço público para fazer a demonstração da Arte Urbana tem como objetivo causar impacto nos espectadores, além de transmitir uma mensagem revolucionária, que critica a sociedade com ironia. Normalmente, esse tipo de arte descreve o trabalho de pessoas que desenvolvem um estilo de expressão artística através do uso de diferentes técnicas alternativas como pôsteres, adesivos, moldes, murais, spray e outros.
Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade.
A ideia principal da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
Para os artistas, a arte de rua não precisa de tempo, espaço, movimento cultural ou de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua, pois, essa é a maneira que ela acontece, nos locais menos esperados: nos guetos, nos lixões, debaixo de pontes, em paredes estragadas e em lugares abandonados.
Além disso, a arte de rua comunica lutas, denúncias e protestos relacionados a questões sociais e políticas ou manifestações poéticas. Os maiores exemplos são as pinturas e o grafite.
Redação Blog
13 comentários
19 de Aug / 2019 às 16h19
Juazeiro capital das muriçocas e o pior não se percebe nenhum combate a exp de limpeza cal e o tal carro fumace.
19 de Aug / 2019 às 16h36
Interessante que o partido do atual prefeito de Juazeiro é o PC do B! Partido esse que em sua narrativa exaustiva diz que devemos aceitar as diferenças, a pluralidade de ideias, a livre manifestação, a liberdade de expressão... Mas o que EU vi (e creio que não foi só eu...) foi um prefeito totalmente "ofendido" com a manifestação do artista.
19 de Aug / 2019 às 16h39
Os prepostos da prefeitura na internet estão tentando de tudo jeito desqualificar o trabalho do rapaz, ninguém pode falar nada em Juazeiro que é tratado como oposição, pois eu digo quem faz oposição de verdade à prefeitura são as muriçocas que não deixam ninguém em paz
19 de Aug / 2019 às 16h39
Como pode um "comunista" que vocifera "Lula Livre" e não ao autoritarismo manda de forma autoritária seus agentes retirarem a obra sem ao menos notificar o autor? Por que para o LEDO IVO houve notificação e apara "o simples mototaxista" não houve esse protocolo todo? É por essas e outras que o nosso arsenal de vídeos preparados para a campanha de 2020 só está aumentando. O povo juazeirense precisa saber que são esses políticos que nos "des-governa!"
19 de Aug / 2019 às 18h21
Se ele próprio diz que ainda não estava expondo a obra de arte, e o intuito não era de praticar comércio, então me digam: Por que a obra de arte foi confiscada pelo poder público? A nota da prefeitura então não condiz com a situação do fato, onde o mototaxista estava no seu ponto de moto, e aproveitou o espaço público para realizar filmagem como todo mundo faz. Tem que ir na delegacia e dar queixa de roubo. Já perdeu muito tempo o mototaxista. Tem que se queixar ao delegado, roubaram um bem seu.
19 de Aug / 2019 às 18h50
Essa administração ela é uma vergonha para os juazeirense,que 2020 renovação em 100% muda juazeiro.
19 de Aug / 2019 às 19h02
Já pensou quando o Prefeito Paulo Bonfim estiver fazendo o protesto dele vestido com a camisa Lula Livre chegar alguem e rasga a camisa dele.
19 de Aug / 2019 às 22h13
A QUESTÃO E QUE A PREFEITURA NÃO TEM PESSOA QUE SAIBA TRABALHA E SÕ TODOS BEM VESTIDO GANHANDO BOM SALARIO SEM SABER DE NADA SÕ BOLSANDO NO CENTRO DE JUAZEIRO E NOS BAR EU SEI QUE TEM GENTE QUE GANHA MAS DO QUE O PREFEITO
19 de Aug / 2019 às 22h27
TER UMA FACULDADE NÃO QUE DIZER QUE TEM SABEDORIA O QUE VALE E TER BOAS E DEIAS TENHO CERTEZA QUE TEM PESSOAS SEM FACULDADE PODE FAZER ESTE TRABALHO DAS MURIÇOCA MAS NÃO FAZEM PARA NÃO DEIXA DE ENTRA DINHEIRO OK
20 de Aug / 2019 às 06h01
Força tarefa chegando,
20 de Aug / 2019 às 06h15
Uma pergunta caro Geraldo, tanto eu quanto diversos usuários da orla nova ficamos surpreso em ver a orla nova interditada sem poder passar veículos qualquer. Tanto eu quanto outras pessoas indagamos o mestre de obras do prédio da antiga franave é o que ouvimos foi que ali não vai passar mais carros ou pedestres devido ser construído um calçadão que atenderá as mesas da cervejaria que ali está sendo instalada. Averiguar por favor .Meu Deus já perdemos o terminal o vaporzinho e agora o direito de ir e vim na orla nova.
20 de Aug / 2019 às 07h33
Bom dia a todos...... Que DIACHO é isso prefeito, você já tem tanta MURIÇOCA. DEVOLVA A MURIÇOCA DO HOMEM. Você não posou com a camisa LULA LADRÃO LIVRE? e nem por isso lhe foi tirado o direito de protestar. Então DEVOLVA A MURIÇOCA DO HOMI.
20 de Aug / 2019 às 10h55
"Além disso, a arte de rua comunica lutas, denúncias e protestos relacionados a questões sociais e políticas ou manifestações poéticas...." Esse é o real sentido da obra, da arte, da expressão cultural e filosófica do artista. Mas a carapuça pegou na gestão pública de maneira evidente. Isso de certa forma mostra a falta de compromisso e o descaso total do poder público para com a população. Parabéns ao artista. Ah, devolvam a obra do rapaz, é de direito.