Resenha por: Edvan Cajuhy ¹.
DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL
Autor: Dr. Reginaldo Carvalho da Silva Editora: CRV
Gênero: Teórico – Tese de Doutorado
Páginas:306 Ano: 2018 ISBN 978-85-444-2284-7
Onde comprar: ACLASB – Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim e na mão do próprio autor.
Aquisição do livro: presenteado pelo próprio autor
Saudações a todos os leitores e publico em geral, principalmente aos amantes das artes, da cultura e do teatro. Saudação especial ao nosso querido amigo, confrade e escritor Dr. Reginaldo Carvalho. É com grande alegria e entusiasmo que através deste pequeno escrito, estou aqui enquanto eu mesmo, Edvan Cajuhy e enquanto presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim que presenciei esse grande feito de publicar um livro. Esse grande homem, Reginaldo Carvalho, amante da arte, da literatura, mas, principalmente do teatro e do circo, não poderia dar outro título à sua obra teórica sobre a arte teatral e circense, que não fosse o que agora a nós se apresenta: DIONISIO PELOS TRILHOS DO TREM – CIRCO E TEATRO NO SERTÃO DO BRASIL.
Dionísio, “é na antiga religião ou cultura grega, o deus dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia, do teatro, dos ritos religiosos (...)”, Dr. Reginaldo Carvalho consegue através dos seus estudos, trazer sobre os trilhos num trem mágico esse deus do teatro, fazendo um caminho desde a antiga Grécia, passando por França e adentrando no Sertão Brasileiro, Baiano e Bonfinense.
Com isso revisita a própria história, quando estuda seu avô Zé da Almerinda, revisita a história de sua cidade quando pesquisa em jornais de tempos outrora toda a produção teatral e circense e revisita a história das antigas estradas de ferro, seus trens, seus passageiros, os circos e as companhias de teatros que com eles chegavam ao sertão nordestino, baiano, mas principalmente bonfinense e região.
Teorizando todo esse processo do nosso teatro e do nosso circo, Dr. Reginaldo Carvalho, descortina o palco da história e apresenta o espetáculo de riquezas escondidas sobre o teatro sertanejo e nos deixa encantados com a magia dos números circenses que se locomoveram através dos trilhos dessas nossas estações sertanejas, movimentando as cidades e povoados, levando cultura, arte e entretenimento àquele povo de outrora e, atualmente alimentando o nosso entusiasmo pela cultura, arte, mas, concisamente o teatro e o circo.
Obrigado Dr. Reginaldo Carvalho pelo presente que vossa senhoria oferece a Senhor do Bonfim, a região, a Bahia e ao Brasil através desta obra, contribuindo assim com o circo e o teatro sertanejo, fortalecendo também o curso de artes cênicas da universidade do Estado da Bahia no Campus VII – Senhor do Bonfim, o sonho seu e de muitas outras pessoas, tornando-se um SONHO NOSSO realizado. Em nome da ACLASB – Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim e em meu nome de todos os membros te parabenizamos e desejamos todo o sucesso com esta obra e todas as outras que virão.
Por essa riqueza literária e teórica indicamos a aquisição desta obra do nosso conterrâneo, incentivador da arte, da cultura, Dr. Reginaldo do Carvalho, e com esse livro em mãos, recomendo o debruçar sobre os seus textos, embriaguem-se do vinho do conhecimento e da história do teatro e do circo sertanejo, que o seu trajeto através dos trens nos trilhos e estações desse nosso chão sertanejo. Boa leitura e aprendizagem.
Obs: Texto (discurso) proferido no dia do lançamento 27 de setembro de 2018, no restaurante Bistrô – Sabores do Mundo, sendo que para essa publicação foram feitas algumas alterações.
¹ Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB: Campus VII- Senhor do Bonfim. Especialização lato sensu em Ensino Superior e Docência no Contexto do Semiárido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB: Campus VII – Senhor do Bonfim. Especialização lato sensu em Gestão Escolar do Programa Escola de Gestores da Educação Básica pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Escritor, poeta, cronista, aprendiz de pintura em tela, promotor e organizador de eventos culturais.
0 comentários