O Governo do Estado, por meio da Agerba, agência que regula serviços públicos na Bahia, realiza, no dia 3 de setembro, a concorrência pública número 16/2019, que trata da exploração de linhas rodoviárias que ligam as cidades de Juazeiro e Jacobina a Salvador e outros municípios. Os trechos estavam sob responsabilidade da empresa Falcão Real, mas reclamações sobre o serviço, externadas através do mandato do deputado estadual Tum (PSC), levaram o Estado a suspender a licença.
De acordo com o deputado, as reclamações contra a empresa são volumosas. Ao gabinete do parlamentar chegaram denúncias de ônibus que não terminavam as viagens por apresentar problemas mecânicos, limpeza deficitária e sistema de refrigeração ineficiente. A empresa também é acusada de não cumprir horários, o que acarretava em prejuízos severos à população.
Além de buscar uma nova operadora para os trechos que ligam Juazeiro e Jacobina a diversas cidades baianas, a concorrência pública do próximo dia 3 vai reativar a linha Canudos-Juazeiro, que estava sem operar por falta de veículo. A demanda para o trecho é grande e voltará a ser suprida com a escolha da nova concessionária.
"As empresas precisam entender que as concessões públicas existem para servir bem a comunidade e tentamos, por várias vezes, dialogar e assegurar melhores condições ao serviço prestado pela Falcão Real, mas não surtiu efeito. Agora, com a nova concorrência, solicitada através de nosso gabinete, os problemas serão sanados, sem dúvidas", finaliza Tum.
Fonte: Genesis Comunicação e Marketing
4 comentários
19 de Aug / 2019 às 07h20
A prefeitura de Juazeiro deveria fazer o mesmo abrir concorrência para o serviço de ônibus urbanos.
19 de Aug / 2019 às 07h39
Deputado á Falcão real junto com seus acionistas tem as COSTAS LARGA ! já tentaram mudar e não conseguiram, não é o sr. Que vai mudar este quadro até porque a Falcão real não faz casa nova! tem cidades a onde a demanda de passageiros é pequena, então não adianta trocar de concessão, porque também não fará! espero que suas reivindicações não seja para fazer média e mídia com usuários das cidades a onde a Falcão Real opera.
19 de Aug / 2019 às 09h02
Geraldo e equipe... Fica a sugestão de tema, em relação ao transporte urbano municipal... Quando encerra o monopólio com Joalina/Joafra? Temos que tomar cuidado para que os monopólios não sejam estendidos na surdina... Esse tema é VITAL para população juazeirense....
19 de Aug / 2019 às 09h20
Apareceu o pai !!! Os usuários certamente reclamaram e muito, digo em causa própria, porém os concessionários e permissionários de serviços públicos acham que prestam favor, mentalidade que precisa mudar, mas se houvesse interesse público não teria chegado onde chegou. Aos políticos é obrigação e não faculdade atender aos anseios do povo.