O primeiro mandato de dois anos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, termina no dia 17 de setembro. A renovação do mandato de Dodge pelo mesmo período ou a escolha de um novo procurador depende de uma indicação do presidente Jair Bolsonaro. Antes de tomar posse, o escolhido precisa ser sabatinado pelo Senado e ter nome aprovado pelo plenário da Casa. Não há prazo legal para indicação.
Além da tradicional lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), mais dois subprocuradores correm por fora e também podem ser indicados. Bolsonaro não é obrigado por lei a seguir uma indicação da lista tríplice. O subprocurador Mário Bonsaglia foi o mais votado na lista elaborada pela associação. Bonsaglia é membro do MPF desde 1981. Doutor em direito pela Universidade de São Paulo (USP), ele passou por órgãos de direção do MPF, como Conselho do MP e o Conselho Superior.
Luiza Frischeisen ficou em segundo lugar. É procuradora de República desde 1992 e doutora em direito pela USP. Entre 2013 e 2015, integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na cadeira destinada ao MPF. Em terceiro lugar ficou Blal Dalloul. É o único dos concorrentes que não é subprocurador da República, atuando como procurador no Rio de Janeiro.
Fora da lista, também podem ser indicados os subprocuradores Augusto Aras e Paulo Gonet Branco. Aras nasceu em Salvador e é integrante do MPF desde 1987. É Doutor em direito constitucional pela PUC-SP. Ele também é professor de direito eleitoral e privado na Universidade de Brasília (UnB).
Paulo Gonet è membro do MPF desde 1987. Atua no Supremo Tribunal Federal como representante do Ministério Público nas turmas da Corte. Doutor em direito e professor de direito constitucional. Gonet foi sócio do ministro do STF Gilmar Mendes no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), faculdade de Direito em Brasília. A sociedade foi desfeita em 2017.
A procuradora-geral Raquel Dodge foi indicada para o cargo pelo então presidente Michel Temer, em 2017. Na ocasião, ela ficou em segundo lugar pela indicação dos pares. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro disse que o novo procurador-geral da República deverá ser alinhado com os interesses de seu governo.
Com informações da Agência Brasil
17 comentários
18 de Aug / 2019 às 21h07
E PRIU. Bico fechado petralhada.
18 de Aug / 2019 às 21h23
Quim e Fernando Costa, estão seguindo as determinações do capitão mito " fábula" de fazer barro um dia sim, no outro não para melhorar o meio ambiente?
19 de Aug / 2019 às 08h11
EU HEIM- VOCE SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE BOLSONARO MONTADO NUM CAVALO E LULA PRESO ? ...NENHUMA ! OS DOIS ESTÃO NUMA CELA !
19 de Aug / 2019 às 08h37
Fernando Costa ridículo! Que personagem sem limite. É uma pessoa muito insignificante, costuma chamar as pessoas de fake, mas ele é o próprio fake, uma pessoa sem significância expressiva. Diz se chamar Fernando Soares Costa, só que pesquisando esse nome você não encontra nada relacionado em Juazeiro, ou seja, o cara nunca participou de seleção privada ou pública a nenhum cargo. Nunca ingressou em uma universidade privada ou pública. Nunca publicou um artigo para jornal, blog ou até mesmo em rede social. De duas uma, ou Fernando Costa não existe ou é um adolescente atrás do computador.
19 de Aug / 2019 às 09h29
E a sogrinha estelionatária? E a vovozinha traficante? E o Queiroz miliciano? Eis a lista tríplice do débil mental...kkkk
19 de Aug / 2019 às 10h37
Preocupado comigo Luiz FC? Fique não. Também pesquisei seu nome e não apareceu nada, a não ser no setor jurídico kkkk. Essa tática de desconstruir as pessoas é coisa de comunista, que eu conheço bem. Estou aqui, ovinho da Silva e sem dever nada a ninguém. Por isso defendo que seja exigido CPF para comentar em Blogs. Aliás esta proposta já foi encaminhada por e-mail ao Planalto. Aí esse comentadores Fake vão sumir. Como acontece no Facebook.
19 de Aug / 2019 às 10h38
Seu TOCADOR, eu conheço um sanfoneiro que tem um parente ESTELIONATÁRIO, e nem por isso ele é marginal, TAOQUEI?
19 de Aug / 2019 às 10h46
bota SEPULVEDA PERTENCE. O ENGAVETADOR DA REPUBLICA NOS TEMPOS DE FHC E ACM MALVADEZA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
19 de Aug / 2019 às 13h36
Fernando Costa, aqui não é o caso. Longe de comparar o Sanfoneiro, que é talentoso e honesto, com o mentecapto, débil mental, miliciano, torturador e que tem o péssimo costume de defecar pela boca. Vc calado é um poeta.
19 de Aug / 2019 às 15h38
Vc Fernando não é patriota, vc não tem senso nenhum de moral, quer descer o pau na esquerda mas não tem balança pra sua direita, Bolsonaro tenta a todo custo minar as investigações contra Flávio, o próprio Flávio, reconheceu q as informações são verdadeiras e o modo de conseguir foi ilícito, lembram do grampo de Dilma totalmente ilegal, o justiceiro Moro alegou q era necessário expor, não são dois pesos duas medidas? Bolsonaro tenta desarticular a PF e a Receita em prol dos seus interesses, vc não é justo, vc é um estrume partidário, o importante pra vc é a sua turma se dar bem!
19 de Aug / 2019 às 16h43
Gostei dessa proposta de CPF Fernando Costa, dessa formas os robôs do Bozo irão sumir também! kkkkk Você é muito comédia, parece membro de uma seita religiosa defendendo Bolsonaro. Cara, o partido do presidente é a mesma coisa do PT, só que em outro lado da moeda. Os eleitores desses partidos se comportam da mesma forma para defenderem o indefensável. Temo Luladrão e Bolsonaro Laranjão e Malucão.
20 de Aug / 2019 às 00h26
Vocês defendem o ladrão e eu defendo meu capitão. Quanto mais criticam, mas certeza de que VOTEI CERTO eu tenho. E 2022 TAMO JUNTO com O MITO.
20 de Aug / 2019 às 07h26
Esse argumento de que defendo os petralhas é raso, alias 90% dos eleitores do MINTU é raso, muitos até academicamente tem formação, porém o ódio a esquerda devido ao inúmeros casos de corrupção do PT, são sempre usados como justificativas, melhore Fernando, nem todo mundo que critica o capitão que tomou uma compulsória do exercito é Lula livre, creio q vc pode conseguir um argumento diferente de Lula e de Petralha! Vou endossar seu pedido.
20 de Aug / 2019 às 07h28
Vou endossar algo q diz, não sou contra o uso do CPF, porém com a opção dentro do cadastro de pôr um codinome, pelo simples fato da iniciativa privada e repartições públicas não respeitarem a liberdade de pensamento, quem discorda é coagido, a gente vê isso até na politica vide o Frota, que discordou do Mintu e foi expulso do partido, Talkey Babão Costa?
20 de Aug / 2019 às 10h34
Ah já entendi tudo. O tal Piranga votou num candidato perdedor, e agora fica em cima do muro atirando pra todo lado. Cuidado para não cair do muro. Kkkk e não use os computadores de seu trabalho para comentar. Kkkkk Eu já não tenho esse problema. Sou homem bastante para defender o que penso, seja onde for.
20 de Aug / 2019 às 14h46
Hum provavelmente geneticamente seja homem, quanto a usar computador da empresa, fiz uma parábola sobre a situação, vc só conhece para bola, e usa bastante, vc pensa? Sei, deve até feder qdo vc começa a pensar, digno de pena vc!
21 de Aug / 2019 às 00h47
Coitado do Piranga, não sabe e não pode nem dizer o que pensa, tem que usar parábola kkkk. Coisa de gente que se esconde nas sombras.