A reforma nas leis trabalhistas trouxe mais uma novidade grotesca, isto é, o fim do descanso aos domingos para o mundo dos trabalhadores e trabalhadoras. É uma mudança na cultura do chamado mundo ocidental que não ocorria há quase 2 mil anos.
Foi o cristianismo que instituiu o domingo como o dia do Senhor. Era para marcar a diferenciação com o sábado, dia de descanso dos judeus, o dia também que o Criador descansou depois do exaustivo trabalho de criar o Universo.
Mas, o domingo é ainda o dia da ressurreição de Cristo, por isso também o dia do Senhor. Então, em função de uma cultura em forma de cristandade, o domingo também passou a ser o dia do descanso na sociedade civil. É um dia respeitado no mundo inteiro.
Acontece que o domingo não é só o dia da missa, mas também da reunião da família, dos amigos, do lazer, do futebol, assim por diante. Enfim, um dia para o descanso e para o encontro, ainda que no dia seguinte os trabalhadores e trabalhadoras - que segundo Bolsonaro não sabem o que é vida sacrificada dos patrões - tenham que retomar a dura rotina do trabalho, mesmo que no fim do mês ganhem um mísero salário que não dá para sustentar suas famílias.
Pois bem, a reforma trabalhista do atual governo acaba com o descanso obrigatório aos domingos por parte dos patrões. Em nome da liberdade econômica, eles poderão exigir que seus empregados se dirijam ao trabalho no dia que quiserem, inclusive aos domingos. Mais que nunca, vale a frase de Chaplin em seu discurso no famoso filme "O Grande Ditador": "não sois máquinas, homens é que sois".
Acontece que o domingo foi abolido no Brasil como dia do Senhor e dia do descanso, sob o silêncio das igrejas, até agora inclusive da Igreja Católica. Aqueles que tanto defendem a família não são capazes de defender o dia que a família – talvez o único – possa realmente estar junta.
Realmente no governo de Bolsonaro e Guedes, juntamente com todos seus seguidores, "deus está acima de tudo". Mas não o Deus Criador, que descansou no sétimo dia, nem o Deus de Jesus ressuscitado, com seu dia de domingo, mas o "deusnheiro", o deus dos patrões, do capitalismo, que não teve escrúpulo algum de roubar as migalhas do BPC e do salário mínimo, e agora roubar dos trabalhadores, trabalhadoras – inclusive do Deus verdadeiro - até seu dia de descanso.
Roberto Malvezzi (Gogó)
19 comentários
16 de Aug / 2019 às 00h28
Mas o comunista de pastoral aí gosta de comprar no sábado ou domingo no supermercado a carne e a cerveja para o churrasquinho, não é mesmo? E se trabalhar a mais, vai ganhar mais, porque a igreja não anda doando dinheiro. Quanto ao Deus que está acima de tudo, também não está só na igreja ou cerimônias. Está no coração. Realmente, como dizia Nelson Rodrigues: um dia os idiotas vão dominar o mundo, não pela capacidade, mas sim pela quantidade..
16 de Aug / 2019 às 00h33
Isso é mentira. Há muitos anos se o patrão quiser ou precisar, os funcionários podem trabalhar sábado ou domingo, mas vão continuar recebendo mais por isso. Isso é conversa de gente maquiavélica, escondida nos guetos da corrupção, que mente para poder roubar de novo. E Deus saberá entender, pois a igreja não paga conta.
16 de Aug / 2019 às 06h05
Deixe de ser besta. Todo domingo tem gente trabalhando, então, deveríamos fechar os postos de combustíveis, acabar com as feiras, pizzarias,restaurantes e etc.
16 de Aug / 2019 às 06h13
FORA DA LEI O chefe da Lava Jato cometeu uma dezena de ilegalidades se aliando a Moro no seu objetivo comum que era prender Lula, mesmo sem provas e passando por cima das leis. Agora, eles precisam ser afastados, investigados e punidos. E para que a justiça seja feita, Lula deve ser liberto e sua inocência ser comprovada pelo judiciário. #lulalivrejá #robinsonalmeida
16 de Aug / 2019 às 06h14
BosonaroMoru na Cadeia REALMENTE SERIA NEPOTISMO SE ESSE IMBECIL TIVESSE CONHECIMENTO PARA TAL FUNÇÃO ,. PORTANTO NÃO PASSA DE ABUSO , DESRESPEITO , ESTUPIDEZ DESSE GOVERNO DE JUMENTOS
16 de Aug / 2019 às 06h20
Enquanto Bolsonaro distrai a massa com declarações sobre rotina fecal, seu governo segue por baixo simplesmente paralisando toda a pesquisa científica em curso no Brasil, prejuízo de décadas, que será pago por gerações. É condenar nosso país ao atraso, de exportar grãos e importar tecnologia.
16 de Aug / 2019 às 06h22
Obrigado senhor Roberto por defender os Trabalhadores oprimidos. Bolsonaro só ajuda dono de banco e os filhotes Boso?
16 de Aug / 2019 às 06h24
Parabéns amigo Roberto. Hoje o povo sofrendo com Brasília cheia de Laranjas milicianos Bolsominios malucos
16 de Aug / 2019 às 06h26
Uma coisa que me chama atenção é que o presidente e seu eleitorado raíz possuem habilidade lexical, principalmente quando tentam ser irônicos, compatível com a garotada do quinto ano...
16 de Aug / 2019 às 06h28
Bolsonaro é incapaz de muitas coisas mas é especialista em destruir o Brasil.
16 de Aug / 2019 às 06h32
Bosonaro na cadeia. Vc ja viu alguém com doença psíquica, ter discurso coerente?
16 de Aug / 2019 às 06h53
GOSTO DO TEXTO DO ROBERTO PORQUE E LÚCIDO VERDADEIRO COERENTE CARDOSO HUMANO E NÃO XINGA. NÃO GOSTO DE QUIM E FERNANDO E ERY E BOSONARO e ...
16 de Aug / 2019 às 07h13
MITO,MITO,MITO....
16 de Aug / 2019 às 07h17
POIS É,PALOCCI REVELOU OS PODRES DA ORCRIM EM SUA DELAÇÃO PREMIADA,NÃO ESCAPA NINGUEM. QUE NÃO VENHAM DIZER QUE É MENTIRA,PORQUE NÃO SE ACEITA A DELAÇÃO PREMIADA,SEM AS DEVIDAS E CONCRETAS PROVAS.LULA RECEBEU DINHEIRO DE KADAFI,SABE O QUE ISTO SIGNIFICA ? O FECHAMENTO DO PT.
16 de Aug / 2019 às 08h32
Através desse Governo hipócrita, abençoado por milhares de Senhores de "Engenho" chegamos à época da escravidão moderna, donde o trabalhador honesto, levará chicotadas da maneira figurada, por um aprendiz de Ditador e seus bestiais seguidores.
16 de Aug / 2019 às 10h53
Intelectual e integro Gogó: Bom texto que mostra o avanço da "mais valia", na exploração humana!... Os prepostos da "extrema direita", tendência ideológica mais cruel, mostra à alienação e manipulação para pobres defender interesse dos ricos. "Apesar de vocês, amanhã há de ser um outro dia"!!
16 de Aug / 2019 às 10h53
O NAZISTA CONTINUA DESTRUINDO O PAÍS....E A TURMA DOS $0,20;CONTINUA INERTE.....
16 de Aug / 2019 às 10h59
Sr. MAVEZI, o que tens a dizer sobre as últimas delações de ANTÔNIO PALOCCI´o amigão do presidiário LULA, hein? Escreva uma crônica aí sobre as declarações de PALOCCI, de MARCELO ODEBRECHT e de ALBERTO YOSSEF... Isso vc não conta né??? Não são os 3 amiguinhos do LULA??? Fala aí MALVEZI!
16 de Aug / 2019 às 11h02
Quem dizze qua a Reforma Trabalhista "acabou" com o descanso de sábado e domingo senhor catequista de Leonardo Boff? Vc sabe ler? Acho que não. Onde está escrito que a reforma acabou com o descanso tornando obrigatório o trabalho aos domingos? Teus argumentos são tão fracos quanto a teologia que vc prega dentro do seio católico. coitada de Maria...