No dia 7 de agosto de 1942, abaixo do céu de Santo Amaro (como diz a música), pequena cidade da Bahia, nasceu Caetano Emanuel Teles Veloso, músico consagrado da Música Brasileira que comemora nesta quarta-feira (7/8) o septuagésimo sétimo aniversário.
Ao longo dos 77 anos de vida, Caetano compôs canções como Leãozinho, Não enche, Trem das cores e Reconvexo. Muitas delas se tornaram trilha sonora de novelas e encantaram o público. O cantor e compositor Targino Gondim postou em sua rede social uma homenagem: Incrível poder hoje comemorar junto com um ídolo seus 77 anos de vida! Parabéns ao amigo @caetanoveloso ! Tenho o prazer de tê-lo como amigo junto @gilbertogil ! Vivaa!!
Targino Gondim venceu o Grammy 2001 e com o projeto Canções de Luiz, ganhou o prêmio de Melhor Cantor regional no 21º Prêmio da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio Tim de Música). O sanfoneiro, cantor, compositor Targino Gondim é o curador e criador do Festival Internacional da Sanfona (em Juazeiro-BA), Festival de Forró da Chapada (em Mucugê-BA), Conecta Chapada (em Andaraí-BA) e Festival de Forró de Itacaré (em Itacaré-BA).
Homenageando Caetano Veloso, artistas como Daniela Mercury, Nando Reis, Ivete Sangalo, Gal Costa e Carlinhos Brown parabenizaram o amigo por meio do Instagram. A mulher do músico Paula Lavigne felicitou o marido em um post curto onde citou a sogra, a já falecida Dona Canô.
O próprio Caetano filosofou sobre a data nas redes sociais. “Eu sigo “moleque”. Eu sei que sou velho, mas estou curioso para experimentar a velhice. A verdade é que, se não houver muitas desvantagens, nunca se é velho: a pessoa que você é ainda é o que você tem sido. Eu tenho muitas coisas dos meus 14 anos. E, claro, da minha infância. As coisas mais importantes acontecem quando somos muito novos”, comenta.
O trabalho mais recente do santo-amarense é o álbum Ofertório, lançado em maio de 2018. Em setembro, a turnê do músico passará pelos palcos internacionais de Bogotá (12), Barranquilla (14), Medellín (16), Buenos Aires (20), Rosário (22), Montevidéu (24) e Santiago do Chile (26). Em outubro, as apresentações retornam ao Brasil e agitam o público de Belo Horizonte (4), Salvador (25 e 26), São Paulo (23) e Rio de Janeiro (30).
Redação Blog Foto: Instagran
6 comentários
08 de Aug / 2019 às 07h05
TARGINO GONDIM ESTÁ, SEM DÚVIDA, ENTRE OS GRANDE , NA ATUALIDADE, DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. ORGULHO DA NOSSA TERRA TÃO CARENTE DE QUEM VALORIZA O QUE É BOM. PARABÉNS PELO GESTO, TARGINO GONDIM.
08 de Aug / 2019 às 07h09
Conheço bem a família Gondim. Repleta de artistas e intelectuais. Caetano é ídolo, a quem chama de "gênio da raça", do Otoniel Gondim. Meu também e do brasil inteiro. Targino Gondim, de forró neo-clássico popular, tem modificado o modo de ver o forró. O tenho em alta conta, amigo. juazeiro tem de preservá-lo e arejá-lo sempre. Um bom dia.
08 de Aug / 2019 às 07h42
só queria fazer uma pergunta a o nobre targino. targino o pq de você esconder tanto que a musica esperando na janela é de raimundinho do acordeon?
08 de Aug / 2019 às 09h58
Dona “Ana”, não tenho a sua sorte de conhecer a família Gondim. O único com um sobrenome parecido que conheço é uma pessoa que foi presa em Juazeiro por ESTELIONATO. Mas acho que não é da mesma família.
08 de Aug / 2019 às 10h00
Essa Ana é mais falsa que aliança de ouro do mercado de Juazeiro do Norte.
08 de Aug / 2019 às 10h35
Pense numa família boa. Tem de tudo.