Durante solenidade na manhã desta terça-feira (30) com a presença do governador Rui Costa foi entregue a Policlínica Regional de Juazeiro que vai beneficiar cerca de 530 mil moradores de 10 municípios da região. O consórcio é formado por Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, que terão direito a consultas médicas em diversas especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.
A policlínica também oferecerá diversos exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, ,histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.
A unidade terá sete pavimentos e mais de 4 mil metros quadrados de área construída, com radioterapia, braquiterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica. De acordo com o Governo do Estado, foram investidos cerca de R$ 21,3 milhões na construção e aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem nos outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.
A gestão da policlínica será realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípios que integram os consórcios. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes.
Avanços
A presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Juazeiro, Ana Passos, destacou que a policlínica de Juazeiro vai fazer os municípios do entorno avançarem “muito na saúde”. Ela afirma que o equipamento diminui a dificuldade de acesso da população da região a atendimentos de saúde, já que muitas prefeituras precisavam enviar pacientes para Salvador por causa da falta de unidades para assistência de média e alta complexidade na Bahia.
“Esse equipamento vai avançar muito na saúde. Nós sabemos qual a dificuldade de gerir um município carente, distante de Salvador. Tínhamos que levar a população para Salvador. A policlínica supre o que a gente tinha que mandar para Salvador pelo SUS ou pagar para algumas pessoas”, enfatiza ela, que também é prefeita da cidade de Sento-Sé.
Unidade para rastreamento do câncer e ambulâncias
Também nesta terça-feira, o governador Rui Costa realizou a entrega de uma unidade móvel para operação do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama em Juazeiro. A iniciativa do rastreamento já havia sido anteriormente anunciada e é resultado de uma parceria firmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesab) com o Instituto Avon e a Fundação Pio XII – entidade mantenedora do Hospital de Amor. Rui também fez a entrega de cinco ambulâncias que atenderão às cidades da região.
Com informações e fotos Secom Bahia
1 comentário
30 de Jul / 2019 às 14h05
vamos ver se a populacao vai ser atendida com diginidade porque a saude de juazeiro esta uma vergonha