A Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, esclarece que, conforme Nota Informativa nº 15/2019 – DEIDT/SVS/MS, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados um quantitativo de apenas 68% da cota mensal da vacina BCG, prevista para o mês de julho. A situação se deve ao fato de que alguns lotes da vacina aguardam liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - INCQS.
As vacinas que compõem o calendário básico de vacinação são distribuídas aos municípios de acordo com cronograma estabelecido pelos estados, conforme pedido realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde. Entretanto, há alguns meses o quantitativo não vem sendo fornecido em virtude do desabastecimento nacional.
É importante informar ainda que, não existe previsão de normalização no abastecimento da vacina BCG por parte do Ministério da Saúde e consequentemente pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia responsável por receber e repassar a vacina aos municípios conforme solicitado pelas Secretarias de Saúde.
A SESAU reforça ainda que o soro antirrábico, utilizado na profilaxia da raiva, permanece em desabastecimento nacional por causa da suspensão da produção por parte do laboratório responsável. As demais vacinas de rotina que compõem o calendário básico estão disponíveis nas salas de vacina em funcionamento nas Unidades de Saúde do Município/UBS.
Priscila Guedes/ SESAU
1 comentário
30 de Jul / 2019 às 03h01
Culpa de Bostanaro. Cortando tudo. Acabando tudo. Dinheiro só para Brasília.