O presidente Jair Bolsonaro atacou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, ao dizer que pode "contar a verdade" sobre como o pai dele desapareceu na ditadura militar. "Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade", disse.
Felipe é filho de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, integrante do grupo Ação Popular (AP), organização contrária ao regime militar (1964-1985). Ele foi preso pelo governo em 1974 e nunca mais foi visto. Em 2012, no livro "Memórias de uma guerra suja", o ex-delegado do Dops Cláudio Guerra diz que o corpo de Fernando foi incinerado no forno de uma usina de açúcar em Campos (RJ).
"Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar nas conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro", disse Bolsonaro em coletiva de imprensa.
O Estadão Verifica, serviço do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o pai de Felipe Santa Cruz, segundo depoimento à Agência Brasil de um de seus irmãos, João Artur, não era ligado à luta armada. Outros membros de destaque da AP incluem o ativista Herbert de Souza, o Betinho, e o ex-senador José Serra (PSDB).
Bolsonaro questionou a atuação da OAB ao falar das investigações sobre Adélio Bispo, responsável pela facada contra o presidente no ano passado, durante a campanha eleitoral. Adélio foi considerado inimputável pela Justiça por transtorno mental. O presidente não recorreu.
"Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados (de Adélio)? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB?", disse Bolsonaro. O Estadão Verifica também mostrou que é falsa a informação de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB. A informação falsa confunde o processo do acusado com outra ação envolvendo seu advogado, Zanone Manuel de Oliveira. O boato foi publicado no início do mês no Facebook.
Sobre o fato de não ter recorrido no processo da facada, Bolsonaro disse que "Adélio se deu mal". "Se eu recorresse, ele seria julgado não por homicídio, mas tentativa de homicídio, em um ano e meio ou dois estaria na rua. Como não recorri, agora é maluco o resto da vida. Vai ficar num manicômio judicial é uma prisão perpétua. Já fiquei sabendo que está aloprando por lá. Abre a boca, pô", declarou.
Em junho, a Ordem dos Advogados do Brasil já havia se manifestado sobre fala semelhante do presidente contra a instituição. "Para que serve essa OAB?", disse Bolsonaro, citando o boato a respeito de Adélio. "O presidente repete uma informação falsa, que inúmeras vezes já foi desmentida, de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB", diz a nota, assinada por Felipe Santa Cruz.
Em 2011, ainda como deputado federal, Bolsonaro afirmou em palestra na Universidade Federal Fluminense (UFF) que Fernando Santa Cruz, pai do agora presidente da OAB, teria morrido "bêbado" após pular o carnaval.
À frente da OAB-Rio, Felipe iniciou movimento em 2016 para pedir ao Supremo Tribunal Federal a cassação do mandato de deputado federal de Jair Bolsonaro por "apologia à tortura ". Ao votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, o então parlamentar fez uma homenagem a Carlos Brilhante Ustra, que comandou o Doi-Codi de São Paulo, centro de tortura durante a ditadura.
Correio Braziliense
10 comentários
29 de Jul / 2019 às 15h59
BRINCADEIRA É VER O SILÊNCIO DO TÃO INFLUENTE ESCRITOR E INTELECTUAL OTONIEL GONDIM. O BLOG , POR NÓS, LEITORES, O PEDE DE VOLTA. CHEGA DE SUMIÇO, AMIGO!
29 de Jul / 2019 às 17h02
Quando vão parar esse desgoverno que não respeitam nem os mortos que defenderam a liberdade e a democracia. Bonsonaro é o que há de ruim na terra .
29 de Jul / 2019 às 17h05
- Já notaram que as pessoas desse governo nunca falam em educar e construir, nada é propositivo. Falam em reduzir, privatizar, vender, armar, e destruir! - Nenhum setor contrata e o desemprego sobe a 12,7% no 1º trimestre; E a gasolina, quase R$ 5,00, gás a 80,00, dólar chega a 4,00, desemprego, miséria e a fome aumentam, medicamentos aumentam, sobe água, sobe luz, feijão, carne, só não sobe a inflação nem os salários e ainda querem tirar a aposentadoria. Produção industrial brasileira cai 1,3% de fevereiro para março, em mais um indicativo da paralisia econômica promovida pelo presidente Ja
29 de Jul / 2019 às 17h06
Quando B... fala ......Vomitar igual o que o Gato enterra
29 de Jul / 2019 às 17h08
Hoje o comércio quebrado. Povo quebrado. Filhos de Bosonaro milionários
29 de Jul / 2019 às 18h17
Um Presidente que só destila ódio, uma incompetência sem limites.... Não entendo como tantos Generais inteligentes que existe nesse País, deixa um cara desse presidir uma Nação tão orgulhosa como o Brasil. Aja saco pra ouvir tantas indelicadeza para com o povo.
29 de Jul / 2019 às 21h28
Esse é o cristão que foi eleito por Quim, Fernando, Erry Justo, quando essw idiota fanfarrão solta uma besteira dessa ninguem se manifesta fica todo mundo caladinho o cara vira e diz quem é a OAB. Coloca em cheque a ordem doa Advogados do Brasil. Parabêns aos eleitores de Bolso B. Realmente o melhor para o Brasil.
29 de Jul / 2019 às 22h40
Vamos por parte. Os defensores dos bandidos tentam abafar o sucesso do MITO, mas até a globolixo já divulgou os sucessos na economia. Quando ao presidente da OAB, que defendeu Adélio, o pai dele foi morto pelo grupo terrorista Ação Popular como delator. Foi justiçamento. Quanto aquele professor estelionatário, ninguém aguenta mais os comentário autoelogiando.
30 de Jul / 2019 às 07h28
PAULO HENRIQUE-ELEGI UM CAPITÃO,VOCE ELEGE UM LADRÃO,ESTA É A DIFERENÇA.TERRORISTA ERA BANDIDO,QUE PRATICAVA ATOS TERRORISTAS,MATANDO INDISCRIMINADAMENTE INOCENTES.QUERIAM PRATICAR UM BANHO DE SANGUE NOS BRASILEIROS PARA TOMAREM O PODER.AGORA CLAMAM POR UMA SANTIDADE QUE JAMAIS TIVERAM.A PROPOSITO,ELEGEREI O CAPITÃO TANTAS QUANTAS FOREM AS VEZES QUE ELE SE CANDIDATAR. GENOINO,PETISTA, ESQUARTEJOU UM JOVEM NA FRENTE DE SEU PAI,DILMA ERA DE UM GRUPO ARMADO QUE PRATICOU UM ATO TERRORISTA QUE ESTRAÇALHOU UM SOLDADO DO EXERCITO.A TAL COMISSÃO DA VERDADE,É UMA MENTIRA,UMA PIADA PARA ENGANAR OTARIO.
30 de Jul / 2019 às 08h22
Isso se chama provocação. Depois de tudo que fizeram, eles querem discusão. Para se livrarem da culpa pela situação que se encontra o país.