Cem militares do Batalhão de Infantaria Motorizado (BIM) em Petrolina estão participando de um treinamento de pilotagem do programa Moto Amiga, que tem como objetivo reduzir o número de acidentes com motos. Os cursos de Pilotagem Defensiva acontecem desta terça-feira (23) até a próxima sexta-feira (26), na sede do batalhão, e contam com sete horas/aula, entre teóricas e práticas. As aulas são ministradas por instrutores da Honda, com o apoio da concessionária Pau Brasil Motos, e os cursos são certificados pelo Detran.
Entre os temas abordados estão: definição e elementos da pilotagem defensiva; condução em condições adversas; condução em situações de risco; ultrapassagens; derrapagem; ondulações e buracos; cruzamentos e curvas; técnicas de frenagem; uso de equipamentos de proteção; e manutenção correta das motocicletas.
De acordo com levantamentos, 70% dos acidentes de trânsito envolvem motocicletas e entre os principais motivos estão a imprudência e a falta de equipamentos de segurança. Para tentar reduzir esses índices, além de cursos de pilotagem, o Moto Amiga realiza diversas ações preventivas, como palestras, educativas, dicas de pilotagem segura, e participação em operações da Lei Seca.
O Programa Moto Amiga é coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Além de buscar uma aproximação com o público interessado em motocicletas, o Moto Amiga tem o objetivo de destacar ações que a Honda e suas concessionárias já vêm realizando para alertar todos os consumidores sobre como pilotar defensivamente.
0 comentários