Em parceira com os moradores do bairro Jardim São Paulo, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) realizou nesta terça-feira (23), a arborização na praça central do bairro com mais de 30 mudas nativas plantadas. As espécies escolhidas para o plantio no bairro foram: caraibeira, ipê roxo, angico de bezerro, angico vermelho, umburana de cheiro, aroeira, paineira, pata de vaca.
Logo nas primeiras horas da manhã os moradores foram chegando e se juntando à equipe. Inicialmente os profissionais da SEMAURB apresentaram aos moradores as espécies que seriam plantadas informando sobre os cuidados com plantio e o passo a passo nos demais dias para que as plantas possam se desenvolver e crescer mais frondosas.
Moradora do bairro há mais de 30 anos, a dona de casa Isabel dos Santos Silva falou da satisfação em participar do plantio no bairro. “Nunca tinha participado de um momento como este e essas ações valorizam nosso bairro. Já adotei uma planta para cuidar e também vou incentivar meus filhos e meus netos. Isso tudo é nosso, por isso precisamos contribuir e zelar", explicou.
A recepcionista Katiana Leandra também adotou e deu nome a uma das plantas. “Plantei uma paineira e coloquei o nome de Hermínio em homenagem a meu pai que já faleceu. Abracei esse projeto e irei cuidar com muito amor, esse momento é impar em nossa vida Essa interação é importante porque a comunidade está aprendendo a dar valor ao serviço que a prefeitura está fazendo e vindo junto plantar e cuidar”, descreveu.
Para a Supervisora de Educação Ambiental, Ítala Alves, a arborização proporciona melhor qualidade de vida à população. “As árvores têm o papel de filtrar e absorver o que é tóxico, a exemplo do gás carbônico e liberar oxigênio, além de proporcionar bem-estar, um ar mais puro, sombra, entre outros benefícios. A comunidade abraçou a arborização na praça e se comprometeu em cuidar do local”, explicou Ítala.
A engenheira florestal da SEMAUB, Mariana Nogueira, falou da importância em trazer o verde para perto das pessoas. “É fundamental para ter um clima mais ameno e refrescante. As árvores escolhidas para este plantio tiveram como critérios o tamanho de médio e grande porte. Nas áreas mais abertas e sem fiação próxima utilizamos as de maior porte e mais frondosas que quando crescidas irão sombrear toda a área, Nos canteiros laterais usamos a de porte menor que têm o mesmo efeito, só que em tamanho reduzido”, enfatizou.
Em todas as obras inaugurações realizadas em sua gestão, o prefeito Paulo Bomfim sempre realiza plantio de mudas nativas, e exemplo da Praça do Jardim São Paulo que está passando por manutenção. Além da arborização está sendo contemplada com implantação de parque infantil, quadra, equipamentos para prática de atividade física, área para estacionamento, piso em intertravado, bancos, iluminação, paisagismo, além de acessibilidade com implantação de piso táctil, um ambiente mais aconchegante e de lazer para toda a comunidade.
Débora Sousa/SEMAURB
2 comentários
24 de Jul / 2019 às 16h07
O Tal Prefeito, deveria era mandar consertar as ruas, que já estão precárias, graças ao serviço de quinta que ele fez com o dinheiro público! Em menos de um ano, todas as ruas do Jardim São Paulo estão com os paralelipípedos soltos!
25 de Jul / 2019 às 10h32
Ana, concordo com seu comentário. Mas eu culpo também os moradores, porque antes de terminarem a obra, muitos moradores desrespeitaram o tempo e colocaram seus carros e motos sobre as ruas, sendo que os trabalhadores da obra tinham avisado sobre o tempo. Ainda lembrando, depois do término das obras, vários caminhoneiros estacionam até hoje nas ruas do bairro.