(Foto: Usina fotovoltaica de Sobradinho / Foto: reprodução)
Informações do site da Rádio Sobradinho Gospel confirmam que o presidente da República, Jair Bolsonaro, estará na cidade de Sobradinho, norte da Bahia, no próximo dia 1º de agosto. Ele vai inaugurar, no Lago de Sobradinho, a usina flutuante com placas fotovoltaicas.
O projeto
Começando o ano com uma realidade bem diferente da de 2018, o reservatório de Sobradinho, no Norte da Bahia, deixa a região em uma situação mais confortável. Hoje, o nível é de 40% de sua capacidade total de armazenamento, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Essa mudança no cenário não é a única novidade que é possível notar em um dos maiores lagos artificiais do mundo: é na sua superfície que está instalada a Planta Solar Fotovoltaica criada a partir do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento para implantação do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp).
A usina flutuante consiste na implantação de diversos sistemas e componentes que além de subsidiar pesquisas do potencial energético da região visa também agregar energia às atuais fontes de geração. O projeto, no âmbito do P&D+I (Pesquisa e Desenvolvimento mais Inovação), objetiva resultados mediante estudos técnicos, simulações e análises operacionais. Segundo o diretor de Operação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo Franklin Neto, no projeto para o Lago de Sobradinho estão previstas uma planta de 1MWp (Megawatt-pico) e, na sequência, uma planta de 4MWp, com investimento total da ordem de R$ 56 milhões.
O recurso é oriundo da carteira Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de P&D+I da Chesf, empresa responsável pela instalação, fiscalização e operação.
Fonte: Rádio Sobradinho Gospel
4 comentários
22 de Jul / 2019 às 00h01
E nós estaremos lá dando boas vindas ao MITO. A esperança de um Brasil sem corruPTos, sem PeTralhas, sem comunistas bolivarianos.
22 de Jul / 2019 às 06h45
Hoje Brasil afunda. Sem saúde. Sem emprego. Sem respeito aos Paraibas. Sem dinheiro. Sem esperança. Sem capacidade para Embaixador.
22 de Jul / 2019 às 08h35
Tomara que essa ... não entre dentro do rio para não sujar a nossa água.
31 de Jul / 2019 às 19h16
Vamos recebe-lo com muito prazer e satisfação; Enfim temos um presidente que de fato estar trazendo o desenvolvimento para o nosso país!!!!!