Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aparece criticando o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e se referindo aos estados da região Nordeste pelo termo 'Paraíba'. O áudio foi capturado por um dos microfones da mesa do café da manhã com jornalistas, em uma conversa informal entre o presidente e o ministro Onyx Lorenzoni. "Paraíba" é um termo considerado perjorativo usado para se referir a nordestinos fora da região, especialmente no Rio de Janeiro.
Na publicação, Bolsonaro diz que dos governadores do Nordeste, o pior é Flávio Dino. "Dos governadores de 'Paraíba', o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara", disparou o presidente.
Vanessa Grazziotin@vanessa_grazz
Bolsonaro ataca Flávio Dino e diz que “não tem que ter nada com esse cara”. Nenhum presidente pode prejudicar o povo de um estado por conta de diferenças políticas. É um crime contra o povo do Maranhão. #200DiasDeVergonha
Em sua conta no Twitter, Flávio Dino comentou o episódio. O governador maranhense alegou que "independente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação". Além disso, Dino argumentou que a fala do presidente se configurava como uma orientação administrativa "gravemente ilegal". Em outra tuitada, ele continuou: "Como conheço a Constituição e as leis do Brasil, irei continuar a dialogar respeitosamente com as autoridades do Governo Federal e a colaborar administrativamente no que for possível. Eu respeito os princípios da legalidade e impessoalidade (art 37 da Constituição)", completou.
Na noite de hoje, horas após o vazamento, o governador da Bahia, Rui Costa, publicou em suas redes sociais uma carta assinada pelos governadores do nordeste repudiando o comentário. "Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República", diz o texto.
Leia na íntegra:
CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
Fonte: Correio24horas (Foto: Marcos Correa/PR)
22 comentários
19 de Jul / 2019 às 20h34
E agora, cronistas do Blog Erri Justus e Tarciano que se derretem em apoiar o fascismo ? Se expliquem, idólatras do mal.
19 de Jul / 2019 às 20h44
Quim você eh Paraiba?? O texto fala que Bosonaro chama Nordeste de Paraiba? Quim vamos nos unir contra Bosunaro mandou Nordestinos comer capim??
19 de Jul / 2019 às 20h45
Quim você eh Paraiba?? O texto fala que Bosonaro chama Nordeste de Paraiba? Quim vamos nos unir contra Bosunaro mandou Nordestinos comer capim??
19 de Jul / 2019 às 20h47
Cadeia para malucos Bosunaros falta respeito aos Nordestinos
19 de Jul / 2019 às 21h08
Temos um presidente terrivelmente imbecil .
19 de Jul / 2019 às 21h27
Meus irmãos nordestinos nós temos é que nos unirmos para combater indivíduos sem princípios, homofóbicos, ditadores com declarações xenófobas venham presidir nosso país. Para o Bozo nós somos tratados como “PARAÍBA”. Que tratamento chulo, provinciano para um presidente. Ele é pior do que aquela humorista Ofélia que só fala besteira. Os paraibanos têm todo nosso carinho. Um abraço.
19 de Jul / 2019 às 22h16
E os "Paraíba" da direita torta de Juazeiro, vão escrever artigo defendendo essa também?
19 de Jul / 2019 às 22h35
Hoje Brasília ta podre de ratos.
19 de Jul / 2019 às 22h37
Bolsonaro so preocupado ajudar familiares de sangue.
19 de Jul / 2019 às 23h17
Esse cara é uma aberração.
20 de Jul / 2019 às 05h37
Jair Bolsonaro foi obrigado a sair do Exército Brasileiro, como Capitão, para não ser expulso por mal comportamento. Com apoio da revolta do eleitor contra uma esquerda fascista e corrupta, se elegeu a Deputado Federal, vários mandatos, pelo estado do Rio de Janeiro, mas durante o seu período como Deputado, foi um parlamentar inoperante, um Sargentão oportunista, que se aproveitou do momento da indignação dos brasileiros, sobre degradação corrupta do PT, junto com seus Partidos coligados, descoberta pela Operação Lava a Jato, com ajuda do ex-juiz Sérgio Moro, se elegeu Presidente do Brasil.
20 de Jul / 2019 às 05h57
O estado da Paraíba e o povo Nordestino merecem respeito, e não tratamento pejorativo dado por esse "Sargentão". Sem dúvida, a Paraíba é um valoroso estado brasileiro da região Nordestina, berço da Revolução dos Tenentes, em 1930. O Nordeste Brasileiro é uma grande região, rica em diversidades e culturas. Jair Bolsonaro é um "Sargentão" incompetente e despreparado para o cargo de Presidente do Brasil, que, infelizmente, a revolta da maioria do eleitor brasileiro, contra a corrupção instalada no País, pelo PT e seus aliados, elegeram esse "Sargentão" como Presidente da Republica do Brasil.
20 de Jul / 2019 às 06h49
Bem ao modo pra um daqueles artigos célebres do professor Otoniel Gondim. Sem medo e sem ataques pessoais, Otoniel Gondim desnuda tudo com um talento ímpar. Que venha de novo logo!
20 de Jul / 2019 às 07h05
Esses governadores metem o pau no presidente e depois querem receber doce de volta? Façam me o favor
20 de Jul / 2019 às 07h52
Boso Ta matando o povo sem saúde sem emprego. Hoje todo dia piora tudo. Maluco devia se interna em uma jaula da papuda
20 de Jul / 2019 às 08h14
TOTALMENTE DESQUALIFICADO ESSE BOZÓ....ALÉM DE SER MISÓGENO, XENÓFOBO,HOMOFÓBICO, RACISTA E MILICIANOS.....ESTAMOS VIVENDO NUMA DITADURA E O RETROCESSO DE 500 ANOS......PARABÉNS!!!! AOS ELEITORES DOS VOTOS BRANCOS,NULOS E ABSTINENTES......ESTÃO PAGANDO CARO POR ESSA OMISSÃO.
20 de Jul / 2019 às 08h47
" IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO E O NORDESTE FICAR INDEPENDENTE " . O Presidente, com certeza, sería o .... Termo perjorativo ao mesmo tempo real. Qual a vergonha de ser Paraíba?
20 de Jul / 2019 às 09h25
Esse cara é um Energúmeno, deve ter parentesco com Benito Mussolini .
20 de Jul / 2019 às 09h27
Esse cara é um Energúmeno, deve ter parentesco com Benito Mussolini .
20 de Jul / 2019 às 09h32
E agora apaixonados ? vocês são Sulistas ? se são que fazem no Nordeste ?
20 de Jul / 2019 às 17h48
Quando pensávamos que já tínhamos visto e ouvido de tudo, mais uma pedrada do coisa kkkkkkkkk
22 de Jul / 2019 às 00h30
Quando vocês colocaram uma quadrilha no poder, tivemos que aceitar democraticamente. Agora ENGULAM o MITO da mesma maneira. Ou esqueceram que Luladrão já chamou os nordestino de feio e burros? Pesquisem comedores de capim.