A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou nesta sexta-feira (19) a execução das calçadas nas avenidas que já receberam drenagem e pavimentação. Entre os objetivos da obra de requalificação das vias de acesso do bairro Pedra do Lorde está a promoção da acessibilidade e mobilidade urbana.
Para garantir acessibilidade a toda população, principalmente às pessoas com necessidades especiais e com mobilidade reduzida como os cadeirantes, crianças, idosos e gestantes, o engenheiro da SEDUR responsável pela fiscalização da intervenção, Lucas Souza, explica que a obra foi projetada com base nas diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e também na NBR 9050/2004 - Norma de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
“Serão executados aproximadamente 5,5 Km de calçadas com largura de 2m em cada margem das três avenidas, sendo que a margem direita (sentido Country Clube/Pedra do Lorde) receberá ainda uma ciclovia de 1,6 m de largura e mais de 80 rampas de acesso serão distribuídas em toda a extensão. Hoje estamos com duas frentes de serviço na obra: uma executando as calçadas no início da Av. Miguel Silva Souza e a outra finalizando a linha d’água na Av. Manoel Severo. Toda a extensão da Av. Manoel Severo e parte da Av. Miguel Silva Souza, trecho que já recebeu sistema de drenagem, pavimentação asfaltica e também o meio fio, recebem as calçadas nessa etapa da obra”, explica o engenheiro Lucas Souza.
Jussara Oliveira é trabalhadora autônoma, mora na Av. Miguel Silva Souza há mais de 10 anos e conta que a obra já apresenta mudanças significativas. “As calçadas aqui na avenida não seguiam um padrão e muitos trechos nem calçada tinha. O novo asfalto, os canteiros, rotatória que foram implantados já estão dando mais fluidez no trânsito, e temos certeza que quando a obra for concluída vai ficar uma maravilha”, afirma a moradora.
O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hemerson Guimarães, acompanhou o andamento da obra nessa sexta-feira e aproveitou para comunicar à comunidade sobre o cronograma da intervenção. “Durante a execução da obra informamos todo o andamento para a comunidade a fim de diminuir os transtornos. Estivemos com os síndicos dos condomínios localizados no trecho em obra, falando sobre a padronização das calçadas e as próximas etapas da obra. Os serviços avançam para que muito em breve a população possa receber esse importante equipamento”, destaca Hemerson Guimarães.
A obra - fruto de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), com Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), está orçado em R$ 6 milhões, onde R$ 4,7 custeiam a obra da Pedra do Lorde. O restante do recurso é referente à obra de requalificação da Av. Adolfo Viana beneficiando aproximadamente 2,6 Km de extensão com intervenções voltadas para a melhoria da infraestrutura, mobilidade e acessibilidade no acesso aos bairros Pedra do Lorde, Palmares, Quidé e Quidezinho. Até o momento mais de 2 Km, dividido em quatro pontos estratégicos das vias, já receberam o sistema de drenagem, e 30% da extensão total da obra já recebeu também a pavimentação e meio fio.
Gardennia Garibalde/SEDUR
4 comentários
19 de Jul / 2019 às 21h53
Geraldo: essa é uma grande mentira do prefeito e desse secretário. A obra tem 08 meses, não fizeram nem a metade. É só ir olhar. Tremendos caras de pau.
19 de Jul / 2019 às 22h44
mais que eu saiba ai era pra ser pista duplicada não essa pista estreita que falta bate retrovisor de carro um no outro ai te perguntar cadê o dinheiro da duplicacao
20 de Jul / 2019 às 00h26
eta prefeito sem futuro 2020 vem ai, e a peia e feia
22 de Jul / 2019 às 13h12
Vocês tem noção de quantas famílias foram prejudicadas? quantos comércios fecharam nessa região , em razão de uma obra mal feita e que já dura meses, e o pior, a maior parte do tempo fica parada, sem máquinas trabalhando> Quem tem dúvida basta ir lá olhar. A obra é uma palhaçada, prefiro nem comentar mais. Juazeiro precisa do novo, de um prefeito e equipe como Miguel Coelho