A leitora Sueydy Marta, moradora da rua Napoleão Laureano, bairro Santo Antônio escreveu ao Blog GJ Notícias onde faz o relato da perseguição que vem sofrendo por parte da fiscalização da Semaurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano) mesmo explicando a necessidade da edificação de uma escada de acesso à sua residência, por conta de problemas de saúde. Veja o relato na íntegra:
-Geraldo te mandei uma matéria que gostaria que você publicasse encarecidamente, pois estou prejudicada em muitos sentidos. Trata-se de um abuso da Semaurb, na verdade dos fiscais e um em especial. E te peço que fale no seu blog, pois estou me sentindo humilhada, adoeci três dias, não sou hipertensa, mas minha pressão subiu que até hoje não normalizou.
Eu moro em uma rua parada, não tem muito movimento de pessoas, a minha casa é da década de 70, essas casas aqui são mais altas, não sei o motivo por que era criança na época, então no dia 21 de Junho estiveram aqui dois fiscais mandando eu comparecer na Semaurb para resolver a questão da escada.
Eu fui no dia 25, chegando lá o fiscal Marcos Leite me atendeu e foi categórico que eu tinha que derrubar minha escada que estava obstruindo a calçada, argumentei que desde de 1970 existiam os degraus, pois era a entrada lateral da casa, mas ele muito categórico disse que não, então veio uma pessoa de lá que não quero citar o nome e disse que não era assim que era para me dar 15 dias para falar com o jurídico e ver se encontrava uma solução, pois Juazeiro tinha começado aqui pelo centro e a rua era morta e que veriam se encontrava uma solução. Ele não gostou e até saiu da sala.
Então, os 15 dias acabavam dia 09 de julho, eu fui até lá saber o que tinham resolvido.
Cheguei lá pedi para falar com ele, uma delas foi até ele e disse que eu estava aguardando, ela voltou e me disse que ele pediu para aguardar, esperei praticamente a manhã inteira quando pedi para ver o porque da demora simplesmente ele tinha saído e me deixado sem qualquer explicação.
Então uma delas me deu o telefone e pediu que ligasse para quando ele estivesse eu poderia retornar.
Liguei ainda no dia 09, ele não estava. Liguei no dia 10, ele não estava. Liguei dia 11, foi quando consegui falar e ele muito debochado já atendeu dizendo é a mulher da escada? Eu disse sim e estou atrás de você desde a segunda, ele disse pode vir agora.
Eu imediatamente fui.
Chegando lá ele já foi me perguntando "já quebrou a escada?"
Eu respondi "não vocês disseram que iam ver com o jurídico e que eu viesse aqui no dia marcado que seria na segunda para ver o parecer.
Ele já foi logo dizendo não tem parecer nenhum é quebrar e pronto.
Eu disse: mas as coisas não são assim Marcos.
Ele disse "como não, eu construo uma casa em oito dias, porque você não pode derrubar uma escada em cinco?"
Eu disse por que é o único acesso que eu tenho para entrar na minha casa.
Ele disse que, inclusive, trabalhavam com o jurídico. Eu perguntei: "e você quer dizer o que com Isso.
Ele respondeu que eu vou pegar uma ordem com ele e vou derrubar.
Eu disse certo. E fui embora, isso na quinta-feira umas 10 horas.
Na sexta 12:30h, estou almoçando ouvi umas pancadas fortes olhei pela janela e lá estava ele juntamente com outro fiscal que na quinta estava presente também e apoiou a grosseira dele, mas não sei o nome e mais um caminhão que não tinha slogan da prefeitura e dois para quebrarem.
Então desço e perguntei o que era aquilo e perguntei cadê a ordem do jurídico, ele respondeu que não precisava de ordem nenhuma e começou a quebrar.
Como a escada era muito bem-feita deu trabalho ele mesmo pegou a marreta para quebrar não conseguindo saiu para ir buscar uma maior.
Os que ficaram para quebrar me pediram desculpas que não queriam fazer aquilo é pensaram em ir embora.
O que estava dirigindo o caminhão me perguntou que não estava entendendo por que ele estava quebrando se tinha que fazer outra, pois era o único acesso para minha casa.
Agora veja a minha situação, um edema no fêmur, água no joelho, e artrose. O que piorou demais desde a sexta-feira. Então a maldade que ele fez foi demais.
Porque no Juazeiro inteiro existem calçadas muito piores que a minha, mas ele simplesmente foi o meu advogado, juiz e carrasco.
Peço a divulgação Geraldo porque o seu blog é muito visto e conceituado. Eu realmente estou numa situação terrível. A minha filha, inclusive, já se machucou.
Sueydy Marta - Rua Napoleão Laureano - Santo Antônio
Veja o vídeo:
PS: O Blog já encaminhou a denúncia ao governo municipal e aguarda resposta.
Da redação
29 comentários
19 de Jul / 2019 às 06h24
Essa gestão municipal falha muito nesse aspecto de acobertar no seu seio esse tipo de empregado. Conheço e já fui vítima da má educação e da perseguição de alguns noutros setores. Muita gente egoísta e mal qualificado. Tomara que a senhora consiga reaver seus direitos. E os malfeitores sejam punidos. Mas essa cidade parece um descalabro a terra sem lei, do desmando.
19 de Jul / 2019 às 06h47
Isso tudo acontece pq não se tem notícias de justiça em Juazeiro, a conduta desse rapaz tem que ser investigada urgente. É nisso que dar colocar pessoas sem ser do quadro efetivo da PMJ em um setor como esse, Quanto ao caminhão vermelho não pertence a prefeitura , nem presta serviços. O pq eles estavam nesse veículo? Sera que tem dedo do vereador. Na Semaurb os técnicos não trabalham por conta de analfabetos...
19 de Jul / 2019 às 06h54
Pior eh Bosanaro em Brasília que prende quem eh contra. Bosunaru acabou o mais médicos e acabando com a aposentadoria dos pobres
19 de Jul / 2019 às 07h09
Aconselho a procurar um advogado e processar a prefeitura!
19 de Jul / 2019 às 07h10
PASSEI LA AGORA E AINDA DEIXARAM O ENTULHO, ESSE RAPAZ QUE ESTA TOCANDO TERROR DENTRO DA SEMAURB TEM QUE SER INVESTIGADO AI PARECE UMA ACAO TENDENCIOSA POIS NOS FISXAIS JA MAIS FARIAMOS ISSO SEM TER UM PARECER JURIDICO . NISSO QUE DAR NAO COLOCAR TECNICO PRA TRABALHAR. MAIS COMO ELE PERTENCE AO PADRINHO QUE TB ESTA FAZENDO BESTEIRA DAMIAO DO TRANSITO KKKKK. JUAZEIRO JUAZEIRO A QYE PONTO. QUERO VER A NOTA DA PMJ.KK
19 de Jul / 2019 às 07h14
Entrada lateral? Entao existe a entrada d frente? Nao entendi.
19 de Jul / 2019 às 07h31
PORQUE NAO DERRUBAR O PREDIO DA MAE DE ISAAC CARVALHO AO LADO DA ABC ELETRO ENFRENTE A JR RODRIGUES NA AVENIDA ADOLFO VIANA . ESTA RENTE AO ASFALTO E NAO DAR PASSAGEM NEM SE QUER PRA UM PEDESTRE CAMIBHAR DIVIDINDO A LISTA DE ROLAMENTO. PARECE QUE ESSA ACAO TEVE UM FAZ - ME RI.KKKKKKK . CADE A JUSTICA DESSA CIDADE .QUERO SABER SE ALGUM PROMOTOR VAI PROCURAR ESSA SENHORA E DAR ASSISTENCIA E TAMBEM SE A SECRETARIA DE SAUDE VAI DAR ASSISTENCIA PQ PELOS MODES OPERANTE ESSE TAL MARCOS VAI VOLTAR PRA AMEACAR . SERA QUE FOI O VEREADOR DELE QUE MANDOU.
19 de Jul / 2019 às 07h36
Este funcionário da prefeitura de juazeiro. sem nenhuma qualificação. e o marcos nomeado por o vereador Gledson medrado. mais a resposta a estes abusou de poder. vai se. Dada em 2020 acorda juazeiro
19 de Jul / 2019 às 07h41
Cheguei pra morar aqui há 5 anos, adorei. mas diante da gestão do município já estou pensando em ir para cidade vizinha. O povo baiano é maravilho, mas a gestão atual é arcaica e despreparada.
19 de Jul / 2019 às 07h54
Acho interessante que a lei de acessibilidade tem 15 anos. Estão te cobrando a escada por conta do espaço de circulação na calçada, mas quantas faixas de pedestres não possuem rampas em Juazeiro? E quantas rampas irregularidades existem por exemplo no meio da própria faixa de veículos em plena Adolfo Viana??? E quantos estabelecimentos abrem com intervenção de reforma em Juazeiro sem sequer destinar vagas de estacionamento no próprio terreno, que dirá as de acessibilidade, como a nova loja do prefeito no mercado do produtor! Quem responde por tudo isso? Pq a população é cobrada ferrenhamente!!
19 de Jul / 2019 às 08h06
Diante do exposto da senhora Sueydy Marta, imagino tamanho sofrimento em que encontra-se nesse momento, embora sei que o Município tem um Código de Postura, mas vejo também que deveriam juntos encontrar alternativas para evitar tal desconforto provocado pela atitude do funcionário em questão. Se o problema de Juazeiro são as construções irregulares, que a justificativa seja a mobilidade das pessoas e a SEMAURB pretende resolver, como cidadão juazeirense, solicito que seja imediatamente retirado parte do prédio da Av. Adolfo Viana, onde funciona uma loja de usados, que chega tomar toda calçada.
19 de Jul / 2019 às 08h31
Acessibilidade? Manda esses fiscais ver a bagaceira de entulho de obra não acabada na rua que da acesso a via show!!! A cidade tá abandonada!!!Obras não acabadas e nome desse partido!!!
19 de Jul / 2019 às 08h48
Tania pare de ... o que causa mania de perseguição o assunto é outro vcs são um bando de impocritas
19 de Jul / 2019 às 08h57
Esse Marcos é um... Queria que fosse na minha casa. Esse incompetente teria que ser muito homem para quebrar a escada antes que eu quebrasse a cara dele. Mais uma prova que Juazeiro está sendo devastada por esse bando de forasteiros nefastos, arrogantes. Muda Juazeiro, urgente.
19 de Jul / 2019 às 09h01
Esse governo é o da maldade e da perseguição, sempre procurando prejudicar os mais humildes e favorecer os mais ricos, tomem vergonha e parem de perseguir o povo, tem tanta coisa para fazer no bairro Santo Antônio e vcs ficam atrás de picuinha, vão revitalizar as praças do bairro e vão terminar a pavimentação, como também colocar os garis para varrerem o bairro, a obrigação vcs não querem fazer,
19 de Jul / 2019 às 09h33
Esse incompetente prezou tanto pela acessibilidade que ainda deixou um degrau na calçada e o entulho lá até hj. E na mesma calçada mais na frente tem um poste que impede a acessibilidade de pessoas e nada foi feito. Pq será???? Aguardando a resposta da PMJ.
19 de Jul / 2019 às 09h41
A sra precisar procurar os seus direito urgentemente, receber indenização e etc. Lamentavel tal situação
19 de Jul / 2019 às 11h05
Eu aconselho a senhora procurar um advogado particular para resolver essa questão de ABUSO DE AUTORIDADE. O nome do fiscal é MARCOS LEITE? Pronto, já tem nome e matrícula, agora o negócio e processar essa PREFEITURA CARA DE PAU que no ano que vem virá até a senhora para pedir seu VOTO!
19 de Jul / 2019 às 12h42
Moises esse ai Marcos não é concursado, Não tem formação alguma pra exercer tal função.Eu pergunto cadê a procuradoria do município que não atua. vamos agir mostre pra essas pessoas que se acham donas da prafeitura como se trabalha. Senhor Marcos va derrubar aquele espaço de lazer enfrente ao posto seu Dão na BA 210 que é a mesma cor de uma faixa de proibido estacionar ou seja faixa amarela. Va lá derrubar sabe por que você não vai é de seu patrão. A justiça não ver Isso?
19 de Jul / 2019 às 12h45
A senhora tem direito a reparação de dano, assim como indenização por parte do município. Procura um advogado e processa o município.
19 de Jul / 2019 às 14h31
Esse tipo de gente que tem emprego-cabide na Prefeitura precisa de resposta imediata!
19 de Jul / 2019 às 15h49
Parabens a SEMAURB por tentar ordenar as calçadas em Juazeiro, essa escada tomava toda a calçada, obrigando as pessoas a passar pela rua.
19 de Jul / 2019 às 19h45
Se esse Marcos Leite estivesse na prefeitura a 15 anos a trás, juazeiro não tinha tantas irregularidades. Tem que acabar com esse tipo de gente q se acha donos das ruas e passeios publicos. Fico imaginando um cadeirante em uma calçada desse tipo.tem que tirar mesmos! Parabéns Marcos Leite e Semaurb tem que ordenar sim. Os contras é porque não gosta de juazeiro.
19 de Jul / 2019 às 19h54
Parabéns Semaurb pelo trabalho que vem executando na nossa cidade. É preciso estabelecer a ordem! O secretario e toda equipe estar de parabéns. Continuem assim
19 de Jul / 2019 às 22h18
Rapaz! Ja passei ali varias vezes e vi crianças tendo que passar pelo meio da rua correndo risco de ser atropelada, ainda plantou 2 arvores no meio da rua. É muita cara de pau! Dizer que uma coisa dessa esta certo. Ô povinho que não sabe das leis. Ja era pra ter quebrado a muito tempo, ou melhor botar ela pra quebrar. Ja que a prefeitura quebrou bota pra ela pagar a mão de obra.
19 de Jul / 2019 às 22h27
Pessoal, sei que juazeiro tem muitas irregularidades, mas essa escada era uma vergonha para o ordenamento da cidade. Parabéns Marcos Leite! Nossa cidade é carente de funcionarios comprometidos com a ordem publica assim como você. Parabéns semaurb!
19 de Jul / 2019 às 22h54
Deixa o rapaz trabalhar! Parem de apologia a ilegalidade, por isso que dizem que dizem que juazeiro é o quintal de petrolina, vai fazer uma escada imoral dessa lá em petrolina vai. Bota ordem semaurb. Esse Marcos Leite tem é que apertar esses desordeiros, juazeiro precisa de ordem. Se petrolina souber deste rapaz vai buscar
20 de Jul / 2019 às 02h45
Realmente eles estariam de parabéns se as calçadas obedecerem as normas, calçadas tem que ter 1.50m, no mínimo 1 .20m. Então não vejo o pq dos parabéns. Vejo ruas movimentadas com calçadas cheias de escadas e rampas para carros e isso é no Juazeiro inteiro. Sem contar que ruelas de 3m , essa pelo menos tem 9.30m de largura então não tinha obstrução alguma.
20 de Jul / 2019 às 15h11
Acho que Marcos Leite pediu pros parças comentarem a favor dele, bando de babões da PMJ, como é que liberou a calçada pra ter acessibilidade se mais na frente existe um poste no meio da calçada e que ninguem consegue passar tbm, se ele esta fazendo o trabalho correto pq não fez a retirada do poste do centro medico Balbino oliveira. Ja que é pra trabalhar, faça seu trabalho bem feito e justo para todos.