Jornalistas dispostos a revitalizar e fortalecer o Sinjorba

A eleição, com chapa única, acontece esta semana, nos dias 17 e 18 de junho, quando a categoria vai às urnas ratificar a nova gestão. Na oportunidade os profissionais elegem também a próxima diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Os profissionais baianos da comunicação, de várias gerações, preocupados com a defesa da democracia e com o fortalecimento das entidades representativas da sociedade, se propõem a dar um novo direcionamento ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). Nesse sentido, com o sugestivo nome “Começar de Novo”, o grupo apresenta à categoria uma chapa para assumir a nova diretoria da entidade.

A plataforma de gestão elaborada pelo grupo, com mais de 50 propostas a serem implementadas na entidade, está sendo apresentada à categoria em uma série de visitas que os integrantes da chapa têm feito às redações de jornais, rádios, televisões, sites, empresas de comunicação e assessorias de imprensa.

Para o jornalista Moacy Neves, que encabeça a chapa, o trabalho que será desenvolvido pela nova diretoria será focado na valorização profissional e no redimensionamento do papel do Sindicato. “Entendemos que os sindicatos desempenham papel fundamental na defesa dos direitos individuais e coletivos e, nesse sentido, precisam ser revitalizados, especialmente frente à atual conjuntura em que conquistas históricas dos trabalhadores foram suprimidas ou estão sob ataque”, diz. 

Mudança por dentro

A revitalização do Sinjorba passa por inovações. A primeira delas acontece dentro do próprio modelo de gestão. A ideia desse coletivo de jornalistas é implantar a transversalidade administrativa, criando grupos temáticos para tratar das demandas do sindicato, suplantando o modelo de centralização nos cargos das diversas diretorias formais.

A nova proposta de gestão vai permitir incorporar ao trabalho do Sindicato, de forma proativa, todos os jornalistas que desejarem participar diretamente da gestão, independente de integrarem formalmente a diretoria.

Outro diferencial proposto pela chapa é a ação itinerante do Sinjorba. A nova diretoria trabalhará no sentido de reforçar a presença da entidade de forma sistemática, através de visitas periódicas aos locais de trabalho. 

Também estão no programa de trabalho da nova gestão propostas como a realização de cursos para atualização profissional, a luta pelo piso salarial legal e a criação de uma estrutura facilitadora para inserção ou recolocação do jornalista no mercado de trabalho.

Ascom