A Juazeiro de 141 anos está muito longe de ser a "capital da Bossa Nova" como diz um outdoor no estádio Adauto Moraes e eu vi na TV em Salvador.
Eu estava no tráfego em Recife, quando o rádio começou a divulgar a morte de João Gilberto na tarde daquele sábado (06) , depois vi um enxurrada de postagens nas redes sociais e fui logo acessando este blog de Juazeiro e vi uma entrevista desse cara.
Desde que estou em Juazeiro, cheguei em 1967, sempre vi o Maurício Dias Cordeiro, o "Mauriçola" defender com paixão o João Gilberto e a Bossa Nova que a gente tanto ainda rejeita.
Sinceramente, eu nunca vi um brasileiro ser tão homenageado no mundo inteiro, todos os jornais davam na primeira página, nos Estados Unidos, no Japão, na Europa.
Já em Juazeiro, vi a casa onde o João Gilberto nasceu sendo pintada de azul e a notícia da inauguração de um memorial e agora vejo neste blog que nem sequer citaram o nome de Maurício na reportagem e eu estava na praça para assistir uma apresentação da banda de música da polícia militar e vi que ele estava se apresentando junto com um tecladista e depois cantou uma linda canção homenageando João junto com um músico da banda da PM, cantou o hino da padroeira e arrepiou a todos.
Eu me pergunto, o que "diacho" Maurício está fazendo em Juazeiro? Ele faria muito melhor se estivesse cuidando da sua música, sem dúvidas é um grande compositor, respeitado por muita gente grande e fica perdido, acomodado e desrespeitado num "cargozinho" na cultura de uma cidade sem estrutura quanto mais cultura.
Me perdoe Mauriçola, mas parece que você se acovardou, tenho notado você triste, brigando com os amigos em mesa de bar para defender Juazeiro?... Assim querido, você se acaba mais cedo, volte para os anos 80, lembre-se que nem mesmo seu cunhado Joseph Bandeira quando foi prefeito duas vezes, deixou você fazer nada.
Eu tenho certeza que ainda é tempo. Ouvi um samba seu, forte e muito bonito no programa do seu amigo deste blog na rádio Transrio FM, e ontem novamente na rádio jornal FM. Você foi dez!
Quero que João Gilberto agora, lá do céu, te dê coragem novamente. Você vai acabar sabendo quem eu sou, mas não me queira mal, você é talentoso, criativo, moderno, mas está envelhecendo para nada em Juazeiro.
foto cedida pelo facebook
João Espineira
12 comentários
14 de Jul / 2019 às 14h12
Nunca vi um brasileiro... me desculpe Maurição, vc conhece PELÉ? Deixe de ufanismo.
14 de Jul / 2019 às 15h47
Grande artista e compositor mauricola, esse é digno de aplausos
14 de Jul / 2019 às 16h36
Caramba! Eu já lí aqui nesse blog críticas bem ferrenhas a respeito do trabalho do Músico e Compositor MAURIÇOLA. Mas confesso que essa deveria ser escrita em letras de bronze em frente a PMJ. "Uma cidade sem estrutura quanto mais cultura..." Depois de uma dessas vou beber meus vinhos na Festa da Viúva! Aliás de "viúva" eu entendo em duas colunas!
14 de Jul / 2019 às 17h28
Será que o João sabia dessa paixão artística do Mauriçola por ele ? Se sabia foi muito ingrato não premia-lo de alguma forma. Até porque o Mauriçola é um cara muito legal.
14 de Jul / 2019 às 22h12
Parabéns pelo texto. Eu também me pergunto, o que "diacho" Maurício e outras pessoas de talento (a exemplo da professora Bebela) ficaram em Juazeiro. Contudo, ainda há tempo para mudanças. Já disse em um dos meus livros que Juazeiro é uma mãe desalmada e, não mudarei de opinião. Meu relacionamento com a minha terra mãe, infelizmente, sempre foi indiferente, sem nenhuma ligação afetiva, eu chego, saio e ela nem se dá conta. Entre 2016 e 2018, voltamos a conviver e, como de outras vezes, tratamo-nos com indiferença, sem nenhuma ligação afetiva.
15 de Jul / 2019 às 08h26
Foi preciso ele morrer pra vc ter um pouco de visibilidade, isso sim. Já que ninguém te dá atenção como artista, vc usa a imagem de João Gilberto para se promover. Inventou uma amizade que nunca existiu. João Gilberto morreu sem saber quem você é. Vale tudo para aparecer.
15 de Jul / 2019 às 08h27
Às vezes o homem não se encontra preparado para seu tempo, mas a história há de registrar esse momento. Força, Mauriçola, pois quem sabe faz a hora.
15 de Jul / 2019 às 08h40
Juazeiro só quer saber de abbdon e Leo do.pernalonga são as duas pessoas...SÓCIOS DA CIDADE.
15 de Jul / 2019 às 09h07
Realmente, não faz nada em Juazeiro, só tem um cargo na prefeitura mas não organiza nada pela bossa nova nem pela cultura de Juazeiro. Por mim já tinha ido embora daqui. Deve estar triste por não ganhar mais para fazer coisa nenhuma
15 de Jul / 2019 às 09h27
Falou e disse,esse é o único juazeirense que eu vi defendendo sempre João Gilberto e lutando para que o mesmo tivesse um grande reconhecimento na sua cidade.
15 de Jul / 2019 às 10h26
REALMENTE......JOÃO GILBERTO FOI UM GIGANTE DA BOSSA NOVA....UM GÊNIO NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.AJUDOU E REVELOU MUITOS TALETOS NA MÚSICA. BRASILEIRA.INFELIZMENTE AQUI EM JUAZEIRO ELE SÓ TEM UM GRANDE DEFENSOR QUE É MAURIÇOLA.......
16 de Jul / 2019 às 09h22
Me admira muito vc Mauriçola ,passa pela gente que nem um bom dia é capaz de dar ,me poupe viu !