O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, disse nesta sexta-feira (05) acreditar que após a aprovação da reforma da Previdência sua expectativa é de que o pacote anticrime ande de forma mais célere.
Sobre o fato de ter aceitado o cargo de ministro da Justiça, Moro afirmou que há alguns "dissabores" em estar em um cargo e que seu desejo era de que "algumas coisas acontecessem de forma mais rápida".
O ministro disse ainda que não vê na pauta econômica temas incompatíveis com o pacote anticrime. "Estamos caminhando na mesma direção", disse em evento da XP Investimentos na capital paulista.
Presidência
Sergio Moro deixou em aberto a possibilidade de se candidatar a presidente da República, após ser questionado sobre o tema no evento. Ele evitou cravar uma resposta, mas enfatizou o trabalho feito na Operação Lava Jato, afirmando que os brasileiros, em geral, veem o resultado como positivo. "Percebem que queremos fazer a coisa certa dentro do governo, que queremos avançar", disse.
Em resposta a uma primeira pergunta, feita pela jornalista Natuza Nery, sobre a possibilidade de ser candidato a presidente, Moro ressaltou que atualmente faz parte do governo Jair Bolsonaro e que o candidato do governo para 2022 é Bolsonaro. "Acho absolutamente prematuro falar nesse assunto, mas como já houve referência nesse sentido do próprio presidente, o candidato do governo será o presidente", disse.
A jornalista, contudo, rebateu que não se referiu em nenhum momento a 2022 na sua pergunta. Moro, então, começou a sua reposta contando que o trabalho como juiz na Operação Lava Jato foi muito difícil, mas representou um "engrandecimento institucional" para o Brasil. "Há riscos de retrocesso, há trabalhos a serem realizados, mas, no fundo, nós avançamos, como país", disse.
Moro afirmou em seguida que a Lava Jato ficou conhecida internacionalmente e que muitos questionam, em outros países, como foi possível fazê-la. "É uma grande satisfação, mas foi trabalho muito difícil, até porque tem esses efeitos colaterais, com incremento progressivo da lista de inimigos", disse.
O ministro, após essa introdução sobre a Lava Jato, passou a falar da possibilidade de ser candidato. "Eu não sei, eu estou focado na questão do Ministério da Justiça e da Segurança Pública e dificilmente eu consigo chegar com fôlego para esse tipo de situação, não é minha pretensão, nunca pensei nisso. Meu foco é realizar um bom trabalho nesses quatro anos e depois a minha intenção mesmo é sumir por uns 20 anos e retornar num filme, num episódio oitavo, algo assim, ou nono", disse.
A jornalista, em seguida, insistiu, perguntando se o ministro havia, então, deixado "no ar" a possibilidade de candidatura.
Moro, então, voltou a falar do trabalho da Lava Jato. "Em geral, as pessoas veem os fatos e fazem suas avaliações. Temos de apostar que as pessoas sabem discernir o que é certo e o que é errado", começou. "Embora existam cegueiras ideológicas que às vezes turvam o nosso juízo, a grande maioria dos brasileiros, se não a totalidade, avalia o trabalho da Lava Jato positivamente, e percebem que queremos fazer a coisa certa dentro do governo, que queremos avançar", disse.
Estadão Conteúdo
18 comentários
06 de Jul / 2019 às 21h07
A casa caiu juiz vc vai é pra cadeia vc quer rasgar a carta magna ?uma vergonha esse juiz o mundo pede a sua prisao
06 de Jul / 2019 às 21h12
Kkkkk não tem limites a procura por um factóide para desacreditar governo.
06 de Jul / 2019 às 21h32
Deus me livre. Tudo piorou quando Moru e Bosonaro e Laranjas tão em Brasília.
06 de Jul / 2019 às 21h34
Bosonaro Moro Temir bujao 65 reais. Dilma bujao 30 reais
06 de Jul / 2019 às 21h34
O excelentíssimo ministro da "justiça", só funciona na base da arbitrariedade. Agora mandou a PF abrir o sigilo das contas do Gleen. Coisa inconcebível num país democrático com liberdade de imprensa.
06 de Jul / 2019 às 21h37
Todos no Brasil hoje falindo culpa de Temir e Moro e Bosunaru. Tudo difícil. Aposentadoria difícil. Emprego difícil. Dinheiro difícil. Medico difícil
07 de Jul / 2019 às 05h59
E PORQUE NÃO ? JA TEM MEU VOTO !
07 de Jul / 2019 às 07h49
Moro e Bosonaro so pensa no Bolso deles? A população sofre com malucos em Brasília?Quim e Ery concorda?
07 de Jul / 2019 às 08h39
BONFIM-NÃO,NÃO CONCORDO,SE A POPULAÇÃO SOFRE,SOFRE POR CULPA EXCLUSIVA DE LULA,DILMA E A QUADRILHA DO PT,QUE SAQUEARAM O BRASIL,DEIXANDO 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS E O BRASIL QUEBRADO...LULA,A RESERVA IMORAL DA HUMANIDADE !...ALGUEM AÍNDA DUVIDA ?
07 de Jul / 2019 às 09h43
Ja pensou ele e a conji dele kkkk. Eu não sei se duram até o fim do governo imagine ser candidato . Tem mais bomba vindo por ai.
07 de Jul / 2019 às 09h58
... Como pode o nome do Juiz Moro está nas páginas policiais nos jornais nacionais e internacionais e ele ainda cogita em ser presidente do Brasil. Ele pensa que os brasileiros são idiotas. Ele está de amnesia, porém nós não.
07 de Jul / 2019 às 10h50
Se for confiando no Bolsonaro, pode esquecer. Bolsonaro não chegará a dois anos de mandato. Os generais vão "sugerir" a ele uma licença saúde para cuidar daquela suposta facada e vão empossar o general Mourão.
07 de Jul / 2019 às 11h14
Já ouvi diversas matérias de advogados previdenciarios, que são unânimes caso passe a reforma da PREVIDÊNCIA ficará difícil se aposentar para receber 100% de proventos. Serão 40 anos de contribuição com a previdência! segundo advogados o contribuinte deverá se aposentar em torno de 70 a 77 anos, ou seja já próximo de MORRER sem usufruir de sua APOSENTAÇÃO. Tudo q foi conquistado BOZO está se desfazendo acho difícil ele fazer um bom governo e principalmente pleteiar REELEIÇÃO! O QUAL ELE SEMPRE DISSE SER CONTRA. isso é um AGRAVANTE A MAIS PARA ELE NÃO SER CANIDATO, IMAGINA SER REELEITO
07 de Jul / 2019 às 11h23
quim! Velho quim sempre com as mesmas mensagens, mesmas conversas ! muda as idéias pensamentos opiniões meu velho. o que passou passou fica só remoendo passado. infelizmente tenho que ver
07 de Jul / 2019 às 15h18
EU HEIM -VOLTAR,NÃO VOLTA,MAS,NEM POR ISTO DEVERÁ SER ESQUECIDO,ATÉ PORQUE,O LULARÁPIO TEM MUITOS CRIMES A PAGAR E NÃO SÃO POUCOS.QUEM ESQUECE O PASSADO,COMETE OS MESMOS ERROS NO FUTURO.ESQUECER,AINDA MAIS DO MAIOR LADRÃO DE TODOS OS TEMPOS ? QUE "TENS? LOCO "? NEM PENSAR !NÃO SE TRATA DE REMOER O PASSADO QUANDO AS NEFASTAS CONSEQUÊNCIAS DESTE PASSADO AINDA AFETAM CRIMINOSAMENTE O PRESENTE COMO UM TODO.CAPITÃO,MORO E MOURÃO,OS HERÓIS NO COMBATE À CORRUPÇÃO.
08 de Jul / 2019 às 00h20
Em breve vamos sim, mostrar quem foi, quem é, e quem queremos para mudar Juazeiro... Quem desejar mudar de pingue-pongue... mudar o jogo de verdade, poderá escolher se pinga na festa circense, se ponga nas caravanas da mentira ou se AVANÇA e se liberta dos grilhões dos grupinho e do atraso. Cansado de enganação? LIMPE Juazeiro com: L egalidade I mparcialidade M oralidade P ublicidade E ficiência AVANTE Juazeiro! Não precisamos de muito para fazer muito! AVANTE 70! LIMPE Juazeiro!! http://www.geraldojose.com.br/mobile/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=118494
08 de Jul / 2019 às 09h45
VAI PROCURAR QUEIROZ IMPARCIAL
08 de Jul / 2019 às 16h07
Você está equivocado, RUBENS BRANDÃO DOS SANTOS, os nomes que estão nas páginas policiais em todo mundo são: Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu, Antonio Palloci, João Vaccari Neto (esses corruptos do PT) Eduardo Cunha, Sérgio Cabral, Geddel Vieira Lima (corruptos do MDB). Todos eles foram condenados porque foram investigados pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal que denunciados a Justiça Federal foram encontradas razões para prendê-los. Eles praticaram corrupção. Em outras palavras: roubaram o país.