Ao afirmar que tudo na vida passa se joga fora não somente a importância do passado, mas a experiência de viver o presente e o de contemplar e desejar o futuro. Na verdade o momento em si é passageiro e não seria este motivo que o faria tornar-se não necessário. Assim como as boas e más experiências, o aprendizado está interligado nas fases vencidas; sendo este o responsável para a definição da índole.
A viagem tem partida e chegada e não início e fim. As partidas e as chegadas são infinitas, enquanto o início e o fim são finitos. Ao partir em busca dos objetivos em comunhão com o que se espera de um verdadeiro vencedor as linhas de chegadas serão sempre motivos para se comemorar; já iniciar apenas para agradar a si próprio ou a um 'seleto grupo', o fim se dará como certo.
Partida não é sinal de despedida e a chegada está longe de ser o final.
É preciso sabedoria para vencer, sempre, as agruras e os desafios que a vida e os viventes venham a oferecer. O bom não é aquele que trata bem, mas o que reconhece todos como semelhantes. As boas ações são reconhecidas como atitudes humanas e não como obrigações. Desejar ou contribuir para o bem é um feitio dos que priorizam o caráter e a verdade acima de tudo.
O filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860), no livro 'A arte de ter razão', uma argumentação sobre como vencer um debate sem ter razão, trata da dialética erística, técnica argumentativa utilizada para vencer um debate a qualquer custo, ou seja, para que o fim seja alcançado a ética fica de lado e a desonestidade intelectual é utilizada sem pudor.
O filósofo desmascara o que considera de artimanhas os esquemas da argumentação maliciosa e falsa dos sofistas, sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política, garantindo o sucesso dos jovens na vida política. Os sofistas não acreditavam na verdade absoluta, para eles o importante era conseguir convencer os outros de suas ideias, mesmo estas não sendo verdadeiras. Eram chamados de 'trapaceiros da Antiguidade'.
Schopenhauer vaticinou o atual momento vivido no Brasil. Sua dialética expressa exatamente o que os chamados 'falsos profetas' e 'paladinos da moralidade' (sofistas) estão construindo para desestabilizar o país política e economicamente.
Ao contrário dos antigos mercadores, que elogiavam os produtos que vendiam mesmo sem saberem se eram bons ou não, o Brasil de 2019, desnorteado, não consegue discernir o certo do errado e "se vende" mesmo sabendo da qualidade de suas 'mercadorias'. O país se comporta como uma 'barata tonta', e sem partida não tem a certeza da chegada.
* Gervásio Lima-Jornalista e historiador
Gervasio Lima
13 comentários
10 de Jul / 2019 às 06h34
Doutor Gervásio Lima verdade. Hoje no Brasil de Bostanaro tudo difícil. Gás 65. Desemprego 18%. Todos se quebrando.
10 de Jul / 2019 às 06h38
Quim Fernando. Ery Justo a boquinha hojáe de mamata de Bosonaro vai acabar? Brasil não aguenta hoje tantos mamoes de Bosonaro na teta da vaca profana Bosonaro
10 de Jul / 2019 às 06h40
Adoro texto do senhor Gervásio Lima e do doutor Roberto Gogo. Não gosto de Ery Injusto e Taciano e pastores E Quim
10 de Jul / 2019 às 06h42
Amigo Gervásio olha o Blogue Brasil247 ??
10 de Jul / 2019 às 06h43
Temir Moro e Milicianos Bosonaro e Laranjas na Cadeia de Xilindro
10 de Jul / 2019 às 06h46
Na época de Lula não achava um desempregado. Hoje com Temir e Bosonaro tem milhões de desempregados e Bosonaro não faz nada. Aliás so faz aumentar número de desemprego
10 de Jul / 2019 às 06h49
Hoje Brasília cheia de Quim Boso Milicianos e Laranjas Boso comendo milhões e o povo sem médicos sem escola
10 de Jul / 2019 às 06h51
Fernando apoia milícias Boso....naro dar 40 milhões para aprovar reformas na previdência??
10 de Jul / 2019 às 12h12
Vou indicar Ministro Terrivelmente Evangélico. Terrivelmente ? kkkkkkkkkk que é isso Bolsonaro ... nem Tiririca diz uma burrada dessa. " Sinônimo de competência agora é terrível " kkkkkkkkkkkk Quanta burrice.... merece o aplauso dos apaixonados.
10 de Jul / 2019 às 13h03
Vamos sim, mostrar quem foi, quem é, e quem queremos para mudar Juazeiro… Quem desejar mudar de pingue-pongue… mudar o jogo de verdade, poderá escolher se pinga na festa circense, se ponga nas caravanas da mentira ou se AVANÇA e se liberta dos grilhões dos grupinho e do atraso. Cansado de enganação? LIMPE Juazeiro com: L egalidade. I mparcialidade. M oralidade. P ublicidade. E ficiência. Não precisamos de muito para fazer muito! Deus abençoe nossa terra! AVANTE 70! LIMPE Juazeiro!! http://www.geraldojose.com.br/mobile/index.php?sessao=noticia&cod_noticia=118494
10 de Jul / 2019 às 16h58
VERÔNICA-CLARO QUE VOCE NÃO GOSTA DE MIM,E DAÍ ? PROBLEMA TEU.MAS,SERA QUE VOCE AINDA NÃO PERCEBEU QUE QUEM VOCE GOSTA ESTA PRESO, BABACA !
10 de Jul / 2019 às 19h25
Um ajuntado de palavras como este aí de cima só convence os petralhas. Acompanhe as mídias sociais do governo federal e veja o que está sendo feito. Tire a cangalha e abra os olhos e ouvidos.
10 de Jul / 2019 às 21h10
Realmente,esse é o governo que veio para combater a corrupção.Acabou de aprovar a reforma da previdência pagando aos deputados corruptos,mais de um bilhão de reais e acabando com as aposentadorias dos brasileiros. Parabéns a todos aqueles que votaram no candidato da rede globo,igualzinho a Color de Melo.