A Secretária de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro recebeu, nesta segunda-feira (01) subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, para uma visita técnica ao Hospital Materno Infantil de Juazeiro(HMIJ). O objetivo foi fazer o levantamento das necessidades da unidade hospitalar para melhoria na assistência à população. Atualmente a unidade hospitalar realiza mais de 450 partos por mês e destes, 250 são pacientes que não residem em Juazeiro.
De acordo com Tereza Paim “o número de partos relativos à estrutura física é um bom quantitativo e mostra que os pacientes estão procurando essa unidade para ter seus filhos. É preciso avançar na qualidade de assistência, com melhor estrutura para que possamos prestar atendimento com mais segurança”, explicou. Na opinião da subsecretária as equipes da unidade são motivadas e empenhadas na assistência aos pacientes e a visita técnica servirá para identificar pontos críticos e promover melhorias.
“O Estado da Bahia trabalha com a rede PEBA e precisamos manter essa unidade como maternidade de risco habitual. Juazeiro tem boa estrutura e precisamos avançar nessas contratualizações. O HMIJ presta diversos serviços, tem Centro de Parto Normal e unidade infantil que gera custos e necessita de recursos. Precisamos fazer um balanço para identificar onde o Estado precisa avançar e investir no Hospital Materno Infantil de Juazeiro”, concluiu.
Após a visita técnica, a subsecretária Tereza Paim, acompanhada da Secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, e da Superintendente da Atenção Especializada de Juazeiro Cilene Duarte, foi recebida pelo prefeito Paulo Bomfim, no Paço Municipal. Segundo o gestor municipal é um momento oportuno, já que o município aguarda mais recursos do Estado para o HMIJ.
“Aguardamos ansiosos as melhorias na estrutura física da nossa unidade, tendo em vista que mesmo sendo um equipamento municipal que deveria atender somente aos nossos munícipes, acaba recebendo pacientes de mais de 53 municípios. Juazeiro acaba pagando sozinho a conta, por isso precisamos, sim, da contribuição do Estado, para continuar realizando os atendimentos no HMIJ e oferecer o melhor serviço a mães e crianças”, ressaltou.
Para a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro as necessidades são urgentes. “Mostramos para a subsecretária a nossa unidade hospitalar. Apresentamos todos os números de procedimentos e o que necessitamos para oferecer uma melhor assistência aos pacientes. Por ser uma cidade pólo, Juazeiro acaba sobrecarregada por atender aos seus munícipes e também aos que chegam à cidade em busca de atendimento”, finalizou.
Débora Sousa/SESAU
4 comentários
02 de Jul / 2019 às 00h18
Fico pensando ca com os meus botões: temos um governo do estado do PT, Dois deputados (zo e Roberto Carlos) da nossa cidade que são situação ao governo do estado, além da gestão municipal ser PC do B que tbm é situação com o Gov. Estadual, e nada chega pra suprir as necessidades de maternidade, hospital infantil, upa e nada, nenhuma emenda desses deputados pra melhorias, incrível como as coisas aqui não acontecem. No final colocam a culpa no presidente da republica! Parece piada!
02 de Jul / 2019 às 00h52
Peba é essa Administração kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk
02 de Jul / 2019 às 08h17
Muitas reuniões e muitas visitas, destoa do que nós queremos. Menos reuniões e mais ações. Pergunto o que de concreto trouxe a subsecretária? vai encampar nossa maternidade ou vai subsidiar melhor? Porque ela clama por mais investimentos, para melhorar ainda mais, e fazer frente ao número sempre crescente de usuárias.
02 de Jul / 2019 às 12h10
Caberia cada município ter a sua casa de partos e qualificar parteiras para atender as parturientes que estão em gestação normal, sem problemas, devendo ser encaminhado para Juazeiro e Petrolina apenas os casos de risco.