Cidades brasileiras tiveram neste domingo (30) protestos em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro e à reforma da Previdência, à operação Lava Jato e ao pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Até por volta de 12h, 17 cidades de seis estados e do Distrito Federal tinham registrado atos.
Grupos de manifestantes saíram em passeatas. Eles usavam roupas com cores da bandeira do Brasil e levavam faixas com frases de apoio a pautas defendidas por Bolsonaro. Até a última atualização desta reportagem, os atos eram pacíficos.
Rio de Janeiro
No Rio, os manifestantes começaram a se reunir por volta das 10h na orla da praia de Copacabana, na altura do Posto 5, na Zona Sul da capital fluminense. A todo instante os grupos gritam palavras de ordem em defesa de Moro, além de palavras de apoio à Operação Lava Jato e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e à Reforma da Previdência.
Distrito Federal
Em Brasília, por voltas das 10h, manifestantes ergueram bonecos infláveis no gramado em frente ao Congresso Nacional. Um dos personagens, segundo os organizadores, representa o ministro Moro vestido com roupas do "super-homem". Também há representações do ex-presidente Lula e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
São Paulo
Em Campinas, no interior paulista, o ato começou às 10h na Avenida Norte-Sul, na região dos bairros Cambuí e Nova Campinas. Em Jundiaí, um grupo se reuniu na Praça 9 de Julho por volta das 10h com carro de som, cartazes, bandeiras e roupas nas cores verde e amarelo. Em Itapetininga, os manifestantes se concentraram no Largo dos Amores.
Em Jales, também no interior paulista, um grupo se reuniu na Praça do Jacaré. Em São José do Rio Preto, manifestantes ocuparam uma parte da Avenida Alberto Andaló, no Centro, com um carro de som para fazer discursos. Em Andradina, a manifestação se concentrou na Rua Santa Teresinha, na frente da Praça Antônio Joaquim de Moura Andrade, na região central da cidade.
Em Piracicaba, o ato começou com uma concentração às 9h30 na Praça José Bonifácio, no Centro, e por volta das 11h os manifestantes começaram a seguir em passeata pelas ruas do bairro. Em Ribeirão Preto, a concentração do ato começou às 10h na porta de um clube na Avenida Nove de Julho.
Em São Carlos, a concentração começou às 9h na Praça Itália, na Vila Lutfalla, onde os manifestantes vestidos de verde e amarelo distribuíram adesivos para os carros, fizeram cartazes e cantaram o Hino Nacional. Em Rio Claro, os manifestantes se reuniram às 10h na Praça do Jardim Central e disponibilizaram o microfone para os manifestantes que quisessem se pronunciar sobre o ato.
Minas Gerais
Em Belo Horizonte, manifestantes se concentraram na Praça da Liberdade, na região da Savassi, e iniciaram o ato cantando o hino nacional. Por volta de 10h30, manifestantes também já se reuniam em cidades do Triângulo Mineiro. Em Uberaba, o ato se concentrou na Praça Manoel Terra, nas proximidades do Mercado Municipal. Em Uberlândia, a concentração foi na Praça Tubal Vilela.
Salvador
Em Salvador, os manifestantes se concentraram no Farol da Barra. Além de apoiar o governo de Jair Bolsonaro e os ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes, o grupo protestava contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Pará
Em Belém, manifestantes saíram em passeata por volta das 10h pelas avenidas Nazaré e Doca de Souza Franco, no bairro do Umarizal.
Maranhão
Em São Luís, manifestantes protestaram na Avenida Litorânea e saíram em carreata.
Fonte: G1 Foto: TV Globo/Reprodução
13 comentários
30 de Jun / 2019 às 12h59
A caravana passa e a oposição ZURRA.
30 de Jun / 2019 às 13h37
Boso também tem fies??
30 de Jun / 2019 às 13h39
Estamos lascados. Defensores do mau?
30 de Jun / 2019 às 13h55
Nao se combate corrupção com crime. #Moromente
30 de Jun / 2019 às 14h41
BRASIL ACIMA DE TODOS E BANDIDOS COMUNISTAS NA CADEIA .
30 de Jun / 2019 às 16h33
O mais interessante dessas manifestações se resume a alguns aspectos que me chamaram a atenção, abaixo enumero algumas delas: 1-Verifica-se apenas a classe tida como dominante, claro que no aspecto financeiro, pois não vemos o povão. E a minha pergunta é por que?; 2-Qual o custo dessas mobilizações e quem as patrocinam?; 3- Por que devemos ser a favor da Reforma da Previdência? Se ela somente nos traz prejuízo? E por que não se mexeu na previdência dos militares e políticos e judiciário? 4- A quem serve a implantação do Regime de Capitalização? 5- Por que se endeusar figuras humanas? Continua
30 de Jun / 2019 às 16h39
Vão pedir para Queirós Bosonaros irem pra cadeia???
30 de Jun / 2019 às 16h39
5- A Nossa Justiça tem servido a quem? 6- Se nossos membros do Judiciário e aí incluo os Procuradores do MPF não devem e se essas escutas são forjadas, por que não se disponibiliza seus celulares à PF? Finalizo aqui me colocando fora dessa dicotomia Coxinhas x Mortadelas, portanto não me identifico como Massa de Manobra de quem quer que seja. Fora isso, penso que devemos ter senso crítico e não " nunca " nos deixarmos ser iludidos por quem assim pensa que somos esse tipo Massa. No mais um Bom Final de Domingo a todos nós
30 de Jun / 2019 às 17h41
Filhinhos de Papai que nunca viu de perto o suor do sertanejo, à luta descomunal pra sobreviver e encher as barrigas desses Filhos da P. que na maioria vive dos impostos pago pela honrada classe operária.
30 de Jun / 2019 às 18h32
Seu Osvaldo, quem está em cima do muro tem que cair e quebra a cara de novo com o PT. Seu Nonato, em nome da honrada classe trabalhadora é que seu PT roubou o Brasil. Essa ideia de NÓS e ELES, aliás, é de comunista bolivariano. Todos somos trabalhadores, independente do que tem ou não no bolso.
30 de Jun / 2019 às 19h51
Pois é Sr. João. Também concordo e é por isso que penso o seguinte (sem ofender a quem quer que seja): Da mesma forma que o PT e parte dos seus foram condenados, ainda persistem perguntas que não foram respondidas:Aonde se consegue enriquecer nesse país sem que seja se apropriando de salários de assessores? Aonde está o mesmo MP que não encontra um vendedor de carros? Por onde foi parar tantos milhões desviados de uma Assembléia Legislativa de um Estado?Questionar tudo isso, é ficar em cima do muro? Não aceito tutelamento e nunca fico em cima de muro. Desculpe-me. Mas, por ser da área jurídica
30 de Jun / 2019 às 19h53
Por ser da área jurídica, penso eu que a mesma deva servir a todos e como tal: ser usada doa aonde doer, pois dela se deve extrair o que mais de civilizado conhecemos. " Se existe um setor na sociedade que é o guardião do regramento jurídico, esse se chama JUSTIÇA
30 de Jun / 2019 às 20h19
Esse país é mediocre esse tipo de protesto é mediocre em Lutas Tamem vc não sabe nem o sgnifocado da palavra comunista e só pra seu conhecimento esse país vem sebdo surrupiado desde o governo militar, mais isso só acontece por que é um país mediocre e de eleitores medíocres to cansado de ouvir essa desculpa de comunismo isso é clichê do imbecil vamos acabar com isso e cobrar de quem ta sentado na cadeira.