O deputado federal Fernando Filho (DEM) comemorou a inclusão da uva de mesa no acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, celebrado nesta sexta-feira (28), em Genebra, na Suíça. O parlamentar recebeu uma ligação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que participou ativamente das negociações e comunicou a inclusão do produto na lista. A medida, segundo Fernando Filho, beneficia os produtores da região do Vale do São Francisco e sobretudo a cidade de Petrolina.
"A ministra esteve recentemente em Petrolina conosco e ouviu a reivindicação dos produtores. Nesta sexta, ela me ligou para comunicar que a uva de mesa entrou no acordo entre Mercosul e União Europeia, e agora a nossa uva não precisará mais de taxação para entrar na Europa. Isso dará mais competitividade à uva brasileira e trará mais recurso para os nossos produtores, tão logo o acordo entre em vigor. A ministra Tereza Cristina lutou muito para incluir a uva, atendendo um pedido nosso, do senador Fernando Bezerra Coelho e do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e que vai beneficiar a todos os produtores do Vale do São Francisco", destacou Fernando Filho.
O acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul estará implementado totalmente num prazo de dois anos. A expectativa é impulsionar a agricultura, a indústria e o setor de serviços. Entre os produtores beneficiados com a maior abertura do mercado, também estão o etanol, o açúcar e a carne de frango.
Ascom Deputado Fernando Filho Foto: Emerson Leite
3 comentários
29 de Jun / 2019 às 14h55
Este é um momento singular para nossa economia. Temos que comemorar essa conquista. Nossos produtores enfim podem produzir e exportar a uva de mesa sem as taxas de exportação que tanto oneram e inibem sua produção. Temos agora uma nova oportunidade de expansão e viabilização de segmento de mercado que muito fortalece nossa região. Bola pra frente....
29 de Jun / 2019 às 17h31
VAI TIRAR MUITOS PAIS DE FAMILIA DO DESEMPREGO,OLHA AÍ,MAMADORES,O CAPITÃO ESTA CRIANDO TRABALHO PRA VOCES,ENTREM NA FILA !ENQUANTO O CAPITÃO TRABALHA O PT SÓ ATRAPALHA.
01 de Jul / 2019 às 07h41
Depois de destruir o país com o golpe político de 2016. Desestabilizando tanto policitamente como economicamente nosso país e destruindo todo o futuro do nosso povo, quer se limpar com besteiras, se apegando a coisas que nem autoria tem.