O ‘Melhor São João do Brasil’, em Petrolina, demonstrou, mais uma vez, que também dá um show quando o assunto é a tranquilidade da festa. Nesta quarta-feira (26), os órgãos de saúde divulgaram o balanço dos nove dias do evento. Durante todo o período de festa, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Agência Municipal de Vigilância Sanitária estiveram presentes no Pátio Ana das Carrancas, prestando toda assistência à população petrolinense.
No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, foram feitos 185 atendimentos, por ingestão demasiada de álcool, desmaios, dores em partes do corpo e cortes superficiais. Nenhuma ocorrência grave foi registrada. A prefeitura disponibilizou um stand com médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem, realizando procedimentos em saúde, como administração de alguns tipos de medicação, aferição de pressão arterial e verificação de glicemia.
E para garantir a segurança alimentar do público que foi curtir a festa, a equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) iniciou o trabalho ainda nas montagens das lanchonetes, bares e restaurantes das áreas interna e externa do pátio de eventos. Além das orientações, foram aplicadas 30 notificações. Dentre as irregularidades que foram registradas, estavam estabelecimentos sem o selo da vigilância, fardamento incompleto e uso de gelo escama.
De acordo com o diretor da Agência, Marcelo Gama, o baixo número de notificações e irregularidades confirma o sucesso da estratégia de preparação de ambulantes desenvolvida pela Prefeitura de Petrolina. “Durante todo o ano realizamos capacitações com os ambulantes. Porém, antes da festa foi montada uma força tarefa envolvendo vários órgãos, orientando e retirando todas as dúvidas dos trabalhadores envolvendo, principalmente, as normas sanitárias”, destacou.
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários