O presidente da Associação do Bairro Pedro Raimundo, Francisco Belizário, cobrou das autoridades municipais uma ação e planejamento para implantar o saneamento básico na comunidade. Revoltado o comunitário revelou "que existe a possibilidade dos moradores não deixarem a administração municipal inaugurar uma obra prevista para acontecer no Programa Toda Sexta Feira Tem Obra", ainda sem data marcada.
Durante entrevista a Rádio Jornal de Petrolina, Francisco apontou o descontentamento: "a falta se saneamento é puro descaso das autoridades públicas". Ele acusa que a falta de saneamento prejudica toda a comunidade do Bairro Pedro Raimundo.
No final do mês de maio a reportagem deste Blog Geraldo José percorreu as comunidades do Macarrão, Malhada, Mulungu, Braço do Malhada, desvio do Malhada, desvio do Mulungu, leito antigo do Mulungu e Vila Jacaré e constatou que são espaços urbanos que convivem com a poluição, mau cheiro e muriçocas que atacam até durante o dia.
Infelizmente, isto acontece em pleno século XXI, e acomete principalmente Juazeiro, Bahia. É quase impossível "andar" próximo a estes locais e não existe sequer um aceno para constituir espaços saudáveis e agradáveis na paisagem urbana e um projeto que evite o transporte do esgoto para o Rio São Francisco.
Os moradores que residem nas proximidades dos canais Mulungu Remanescente (bairros Monte Castelo, Bairro São Geraldo, Barranqueiro I e II e Dom Thomaz); Canal Macarrão (bairros Piranga I, Jardim Vitória e Jardim Flórida); e Canal Mulungu, bairros Itaberaba e Tabuleiro são os que mais sofrem com as muriçocas, o pernilongo doméstico, o único mosquito que sobrevive a "condições extremamente poluídas."
A reportagem do Blog Geraldo José acompanhou a saga dos cidadãos que moram próximo aos canais. Segundo os moradores "a infestação dos mosquitos na região é um problema antigo e mais acentuado em locais em que o esgoto fica a céu aberto e tem lixo espalhado".
Estes esgotos são meios de reprodução dos mosquitos que atacam a população e geram incômodos, além do risco da transmissão de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. O vendedor Ozenir Martins mora próximo a um canal e reclamou da quantidade de mosquito encontrada todos os dias". “Tem muita muriçoca devido o canal e o pior até durante o dia somos atacados por muriçocas", reclama.
Através de nota na opurtunidade, a Secretaria Municipal da Saúde informou que o trabalho de combate às muriçocas em Juazeiro especificamente nos canais da cidade acontece após a limpeza realizada pela Secretaria de Serviços Públicos. Com as margens limpas, a SESAU entra com a aplicação de cal que tem como objetivo impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti e a Cullex (muriçoca). Em abril foram aplicados mais de 480 quilos de cal nos canais.
A redação não conseguiu contato com o Conselho de Meio Ambiente de Juazeiro.
Redação Blog Fotos: Ney Vital
8 comentários
26 de Jun / 2019 às 08h26
Uma vergonha, a merda rola solta pelas ruas do bairro, o mato toma conta das ruas e os nossos representantes "vereadores" do presente e do passado nao providenciam siquer um encascalhamento para as ruas do bairro. Postes de madeira segurando fiaçao eletrica enfim situaçao precaria mesmo. O comunitario ai, ta certissimo e a populaçao do bairro tem que se manifestar ao lado dele pois a causa é justa e não da oportunidades aos oportunistas que se elegem e esuquecem daqueles que os elegeram. O ano que vem tem eleição e essas sanguessugas vao querer voltar a andar nessas messas ruas iludindo os
26 de Jun / 2019 às 09h07
Sao por essas e outra centenas de denuncias , e nao sao mentiras , que eu penso que o prefeito deve RENUNCIAR ao mandato urgentemente.
26 de Jun / 2019 às 09h33
professor Taciano, vai olhar pra o seu presidente ... este daí que nem assumiu a presidência aí. fica só falando besteira. que nem os eleitores dele
26 de Jun / 2019 às 10h48
Mas Gente... Ô Gente! Eu digo com todas as letras aqui sem medo de errar,que limpar canais é apenas um paliativo. NÃO RESOLVE! A solução definitiva é MANILHAR TUDO e fazer GALERIAS PLUVIAIS SUBTERRÂNEAS (ou seja, fechar mesmo esses canais) como se vê nas capitais brasileiras! E é claro também que se deve CONSCIENTIZAR a população para jogar o LIXO no LIXO! Digo isso até porque “Só cobrar da Prefeitura também não resolve nada!” Cada um de nós devemos fazer a nossa parte!
26 de Jun / 2019 às 11h05
Enquanto isso o subprefeito vai torrar mais verba pública realizando festas, pagando artistas em pleno fim de junho na cidade, e os garis sem salários!
26 de Jun / 2019 às 16h38
Prof TarCUano acho que o presidente Bostanaro Moru que devia renunciar que enganou a nação
26 de Jun / 2019 às 16h39
Prof TarCUano acho que o presidente Bostanaro Moru que devia renunciar que enganou a nação
26 de Jun / 2019 às 18h45
porque não te cala madalena só abre a boca para asneira . Este povo sofre esperando promessas de campanha politiqueira .