A nona e última noite do São João de Petrolina, no ultimo domingo (23), deixou muita gente com gostinho de quero mais. E se já deixou saudades para o público que foi curtir os festejos no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, imagina para aqueles que aproveitaram para garantir uma renda extra no mês de junho. Os vendedores ambulantes que ocuparam a ‘free zone’, na área externa do pátio, comemoraram o sucesso das vendas, que aumentaram quase 20% com relação ao mesmo período do ano passado.
Cerca de cem trabalhadores informais comercializaram alimentos e bebidas no espaço. Pela terceira vez, Maria Hingridy de Souza levou seu carrinho de cachorro quente para o evento, e não se arrependeu. “O São João é sempre uma época boa para gente e sentimos que, a cada ano que passa, o movimento por aqui aumenta e as vendas são melhores”, comenta.
Desde 2012, quando a festa junina foi transferida para o pátio, o ambulante Francisco Neto aproveita as noites para complementar a renda vendendo espetinho. Segundo ele, com o passar dos anos, a estrutura oferecida aos trabalhadores informais melhorou nos últimos 3 anos, e isso vem contribuindo para aumentar o lucro. “Valeu a pena o investimento que fizemos. Agora ficamos bem organizados, com barracas com toldos montadas no asfalto. Antes nós éramos instalados na areia, sem nenhuma estrutura de suporte. Isso acabava afastando os clientes”, conta o vendedor.
O melhor e mais forte São João do Brasil é responsável por gerar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos, além de injetar na economia local mais de R$ 200 milhões de reais. Além de beneficiar os vendedores ambulantes, o evento também fortalece todos os segmentos do trade turístico, devido a atração de cerca de 20 mil turistas.
Fotos: Jonas Santos Texto: Andréa Meireles
2 comentários
25 de Jun / 2019 às 10h45
Façam uma matéria sobre os taxistas que estorquiram centenas de pessoas. Fazendo corrida com o aparelho desligado e cobrando 5x o valor real da corrida.
25 de Jun / 2019 às 10h56
muitos de juazeiro foram lá, se fosse aqui estavam reclamando nas redes sociais como pagaram estes artistas caros, quim quim quim