Com uma vila cenográfica cheia de tradição, um palco gigantesco e uma variedade de ritmos, o São João de Petrolina consagrou a diversidade do período junino. Depois de uma maratona com mais de 40 shows, a festa chegou ao fim neste domingo (23) ostentando o título de melhor São João do Brasil após reunir mais de 700 mil pessoas em nove dias de festança. Enquanto muitas famílias mantinham a tradição de acender suas fogueiras, milhares de petrolinenses e turistas começavam a lotar o Pátio Ana das Carrancas para uma noite atípica que abriu espaço, pela primeira vez, para a música eletrônica do DJ Alok.
Os primeiros a chegarem ao pátio foram recepcionados pelo forró do cantor Guilherme Dantas. Em seguida, o cearense Wawa Pinho subiu ao palco para dar seguimento à animação. Depois de duas apresentações de muito forró, a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano levou romantismo ao Pátio Ana das Carrancas fazendo o público cantar novas e antigas canções.
Após a dose de romantismo, a noite de São João abriu espaço para a inovação e trouxe a música eletrônica do Dj Alok que transformou a atmosfera do pátio. Em seguida, o sertanejo de Michel Teló animou o público marcando o adeus à festa.
Para o prefeito Miguel Coelho, a festa chegou ao fim consolidando de vez a grandiosidade do São João de Petrolina. “De fato, foi o melhor São João do Brasil. O petrolinense já sabia que seria a melhor festa do país, mas quem veio de fora também pode comprovar isso. Tivemos aqui grandes artistas de destaque nacional sem deixar de valorizar os artistas da nossa região. Outro fato que chamou a atenção foi a segurança da festa, nove dias sem ocorrências graves só comprovam a responsabilidade e o compromisso de todos os envolvidos”, disse.
Em 2019, a prefeitura mesclou artistas locais como Fabiana Santiago e Maciel Melo, a ícones da cultura nordestina como Elba Ramalho e Geraldo Azevedo e artistas de peso como Safadão, Marília Mendonça, Bell Marques e Ivete Sangalo. Como nem só de grandes shows é feito o São João, a programão cultural segue até o fim de junho com o Forró da Espora e a tradicional Missa do Vaqueiro.
Ascom Prefeitura de Petrolina Fotos: Jonas Santos e Alexandre Justino
6 comentários
24 de Jun / 2019 às 12h00
A família Bezerra fazendo o que sabe fazer; festa com dinheiro público. E o povo entra como personagem secundário, e com todos os recursos. Isso é o clássico da velha política pernambucana do tempo do engenho da cana-de-açucar. A mesma política dos usineiros. A prova é o curalzinho em frente ao palco.
24 de Jun / 2019 às 12h16
É uma festa quase particular. Quase, como se dizem, "exclusive". Mas aí faltaria alguém. Quem? quem? O povo. O povo não poderia faltar, já que é ele quem banca a festa e pegaria mal não ser convidado. Então deixe-o entrar. Mas ficará restrito à certas áreas. As áreas mais nobres, nós, claro ocuparemos o lugar principal. Colocaremos um curral em frente ao palco, para não sermos incomodados. E eles nos assistirão. Como se fôssemos astros reis. E os artistas nos irá abrilhantar mais ainda, irá nos polir. Poderemos até convidá-los para almoços e jantares. E nós nos banquetearemos juntos.
24 de Jun / 2019 às 20h27
Dona Nadir, despeito dá úlcera. Kkkk
25 de Jun / 2019 às 01h03
De festa de São João esse evento nada tem. Prefeito que se autopromove fazendo uma festa com atrações de peso enquanto a cidade carece de melhor estrutura Espaço reservado para os eclesiásticos, camarote para a classe média. Só eu vejo que esse São João foi elitizado? O prefeito novinho mostrou que gosta mesmo é de festa e da elite. (rotatórias para desafogar o trânsito apenas nas áreas nobres da cidade, é um belo exemplo). Sim, e rola comentários que o prefeito so contratou artistas que apoiaram BOLSONARO nas eleições, ou quem ficou em cima do muro como ele e Ivete e Sangalo. VILLA MIX bozo.
25 de Jun / 2019 às 11h33
Falou tudo o Paulo R. O critério de contratação era apoiadores Bolsonaristas (quem se omitiu apoiou sim). Geraldo Azevedo, única prata da casa de Petrolina, que não se omitiu, cantou em Salvador. De palco em frente, aberto para o espaço público democrático para o povo assistir olhando a cara do artista. Puro respeito democrático para o dono do pedaço: O povo.
26 de Jun / 2019 às 11h15
O contribuinte petrolinense prepare o bolso pra pagar essa continha $$$$$$