Se organizar para ganhar tempo e até ir diretamente para a rodoviário no horário aproximado da chegada do ônibus até como medida de segurança. O projeto de lei que dispões da disponibilização de informações sobre partida e chegada de ônibus nos terminais intermunicipais e interestaduais de passageiros em todo o estado da Bahia avançou na tramitação da Assembleia Legislativa da Bahia. A comissão de Infraestrutura aprovou a proposição de autoria do deputado e líder do PSD na AL-BA, Alex da Piatã (PSD).
"A prestação de serviços aos consumidores pressupõe o acesso a informações claras e precisas, que se tornam ainda mais relevantes quando se trata de transporte de passageiros, para o qual o conhecimento sobre a localização do embarque e o horário de partida ou de chegada é fator determinante na fruição do que foi contratado, mediante a compra da passagem", destacou o deputado.
Para Alex, a inexistência de painéis em terminais rodoviários de passageiros em todo o Estado, sujeita os usuários à perda do horário de saída dos ônibus, especialmente pela dificuldade em localizar a plataforma para embarque. Ainda de acordo como pessedista, da mesma forma, tal fato gera uma dificuldade a mais sempre que é preciso ir buscar, nesses terminais, alguém que esteja chegando.
"A proposta de divulgação dos horários da parada de ônibus nos respectivos terminais é uma solução que existe em diversos lugares no Mundo, que visa facilitar a vida de quem usa o transporte coletivo e até atrair novos usuários ao sistema. Com a universalização dos aparelhos GPS em todos os veículos do transporte coletivo, é possível localizar, em tempo real, cada veículo. Com a tecnologia altamente desenvolvida, imagina-se que é possível calcular o tempo que um determinado ônibus irá demorar para chegar em um determinado terminal. A intenção desse projeto é a universalização da informação", apontou.
Ainda na justificativa, o deputado argumentou que como a quantidade de linhas que passam nos terminais é limitada, é aceitável que esse mesmo mapa contenha informações dos horários aproximados impressas de cada linha, porém pensando na modicidade financeira essa mesma informação pode ser disponibilizada na internet e é viável a disponibilização em tempo real do horário de passagem do ônibus em aplicativos para smartphones. Aplicativos como o WAZE já disponibilizam informações similares.
O projeto ainda vai tramitar em demais comissões para depois seguir ao Plenário da Casa e apreciação dos demais deputados.
Ascom Dep. Alex da Piatã
0 comentários